Projeto Brasil-Haiti

IDRC CRDI
Logo Brasil Haiti

Principais trabalhos na área:

Atenta para as afinidades históricas, culturais, raciais, religiosas e políticas que aproximam os brasileiros dos haitianos, e preocupada com o desconhecimento decorrente do desinteresse – especialmente da academia – pelo país caribenho, a FADISMA mantém, desde 2007, o Projeto Brasil-Haiti.

Desenvolvido com o apoio do IDRC (The International Development Research Centre), o Projeto Brasil-Haiti propõe-se a estabelecer um diálogo de aproximação entre as realidades brasileira e haitiana buscando: i) sensibilizar a opinião pública nacional sobre a relevância da cooperação e da participação do governo e da sociedade civil brasileiro com o povo e governo haitianos; e ii) criar um cenário propício na academia à produção de conhecimento sobre o Haiti.

Iniciativas

Na busca da concretização dos seus objetivos o Projeto Brasil-Haiti elaborou e provê a manutenção e atualização de portal, que tornou referência para a comunidade brasileira (especialmente durante o período pós-terremoto, em janeiro deste ano, em que o site registrou mais de 2500 acessos diários);

Outra iniciativa importante diz respeito à promoção de eventos. Neste sentido, o Projeto, em parceria com a Embaixada Canadense do Brasil, realizou em 2009 uma série de Seminários de Alto Nível na Fundação Getúlio Vargas (no Rio de Janeiro), no Ministério das Relações Exteriores e na Universidade de Brasília (em Brasília) e na Universidade de São Paulo (em São Paulo). Dentre os palestrantes fez-se questão de manter a pluralidade de vozes, razão pela qual especialistas haitianos sempre foram chamados para conferenciar junto aos colegas brasileiros.

Em reconhecimento aos trabalhos realizados, o Projeto Brasil-Haiti foi convidado para se manifestar em foros internacionais. Dentre estas participações ressalta-se a feita no seminário “La política de cooperación hacia Haití: los enfoques nacional, regional e internacional. Un balance y retos a futuro”. O seminário, realizado pela Secretaria de Relações Exteriores do governo mexicano, na Cidade do México, reuniu especialistas de organizações internacionais, academia e setores governamentais para fazer um balanço das políticas de cooperação e estudar formas de aperfeiçoá-las para que sejam efetivas no enfrentamento das questões mais urgentes para o Haiti.

Perspectivas

O Projeto monitora constantemente as notícias sobre a realidade e as necessidades haitianas, bem como sobre a atuação dos países e organismos internacionais no país. Para este ano o Projeto está organizando a publicação dos resultados do estudo de uma de suas pesquisadoras sobre os impactos da cooperação Índia – Brasil – África do Sul na comunidade de Carrefour Feuilles (Porto Príncipe). Além disso, se mantém sempre receptivo a firmar parcerias que movimentem a cooperação com o país caribenho ou os estudos a este contexto relativos.

Ação pelo Haiti

A Faculdade de Direito de Santa Maria – FADISMA ofereceu em outubro de 2011 à Comissão Interamericana de Direito Humanos, denúncia contra a Organização das Nações Unidas, em virtude de sua responsabilidade por atos e omissões com relação à base militar das Nações Unidas para Estabilização no Haiti que, sob seu comando e responsabilidade, disseminou, a partir da base de Mirebalais, no departamento de Mirebalais, no Haiti, dejetos humanos de soldados nepaleses contaminados pelo vibrião do cólera, provocando contaminação em cadeia, adoecimento e morte de dezenas de milhares de pessoas infectadas pela bactéria.

Equipe do projeto

Consultor especial do Projeto Brasil-Haiti: Professor Dr. Ricardo Seitenfus
Pesquisadores: Professora Dra. Cristine Zanella e Dra. Pâmela Marques

Para acessar a Ação pelo Haiti acesse aqui

Para acessar o relatório do Projeto Brasil-Haiti acesse aqui.

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade