XIV Semana Nacional de Conciliação acontece em novembro

Categorias:
Direito
,
Graduação
,

A FADISMA será representada por alunos integrantes do CEMPRE

A XIV edição da Semana Nacional de Conciliação acontecerá entre os dias quatro e oito de novembro em todo o território nacional. Essa campanha tem como objetivo fortalecer a solução de conflitos como método para resolução de processos judiciais.

A iniciativa, que este ano tem como tema “Conciliação: Todo dia, perto de você”, é do Conselho Nacional de Justiça e engloba os Tribunais de Justiça, do Trabalho e Federais.

No ano passado, a campanha realizou mais de 600 mil audiências em todo o país, com acordos que somaram cerca de R$1,5 bilhões.

A docente Isabel Cristina Martins, coordenadora do Centro de Mediação de Práticas Restaurativas da FADISMA, o CEMPRE, explica que a conciliação é uma maneira de as pessoas buscarem a resolução de conflitos antes de chegarem as vias judiciais de fato, como a abertura de um processo e a realização de audiências com um juiz, por exemplo.

Dois integrantes do corpo discente e participantes do CEMPRE, Isabela Eguren e João Marcelo Cavalheiro de Vargas, representarão a FADISMA como observadores. Ambos ficaram felizes com a oportunidade, pois é a chance de presenciar na prática o que, até agora, só viram na teoria, já que o CEMPRE trabalha com a mediação, e não a conciliação. Práticas que tem similaridades entre si, mas que não são idênticas.

O docente Wagner Pompeo é quem recebeu o convite pela FADISMA, e afirma que a oportunidade é “ímpar” e que “permitirá aos alunos de nossa IES melhor compreenderem a forma pela qual é buscada a conciliação no dia a dia desse tão importante ramo do Judiciário”.

Em 2017, segundo dados do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, 42% dos processos trabalhistas gaúchos foram resolvidos mediante acordo.

 

Unidade de Comunicação

[email protected]

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade