Tudo Depende: o seu novo podcast sobre Direito

Categorias:
Direito
,
Graduação
,

Projeto desenvolvido por aluno da FADISMA utiliza apps de streaming de música para popularizar assuntos do universo jurídico

O dado é claro: quatro em cada dez brasileiros já escutaram algum programa de áudio pela internet, os chamados podcasts. Isso é o que expõe uma pesquisa do Ibope Inteligência, cujos dados foram divulgados pelo site do jornal Popmark. São mais de 50 milhões de pessoas que em algum momento ou outro puderam usufruir – ou ainda usufruem – desse formato que cresce de forma acelerada no Brasil.

Porém, ainda há muito a desbravar. Segundo a pesquisa, 28% afirmaram que ainda não ouviram um podcast, e 32% não sabem o que é. E não é por falta de assunto, porque os mais de dois mil programas existentes hoje no Brasil ofertam conteúdos que perpassam por diversas áreas: entretenimento, tecnologia, saúde, idiomas, marketing etc.

E o Direito? Também está bem representado. Um dos programas que faz isso, cumprindo o papel de criar uma ponte para a comunicação entre assuntos da sociedade e o meio acadêmico, é o “Tudo Depende”, produzido por Gustavo Gonçalves Rodrigues, aluno do curso de Direito da FADISMA.

O “Tudo Depende” representa um dos 14 projetos desenvolvidos dentro programa para Formação e Liderança Discente, do Programa de Inovação e Cultura Educacional da FADISMA, coordenado pela professora Liana Merladete. Gustavo, que é o idealizador e executor, e dentro do projeto cumpre o papel de líder ativista, conta com a tutoria da egressa Camila Morás.

Segundo o acadêmico, cujo projeto está abalizado pelas temáticas Ativismo Digital e Webcidadania, o seu objetivo é, primeiramente, tornar-se capaz, junto com colegas, professores e convidados, de explicar temas complexos do mundo do Direito de forma simples e objetiva, aproximando-os da sociedade e munindo os ouvintes de argumentos imparciais.

Foto da gravação do primeiro episódio do podcast "Tudo Depende". Gustavo, de camisa escura ao fundo, é o idealizador do projeto

Na supervisão do trabalho desenvolvido pelo aluno, que contou com apoio da Instituição para produção dos episódios, a professora Liana Merladete faz elogios ao acadêmico:

“O aluno é verdadeiramente multiface. Focou-se em relacionamento a partir dos convites para participação no podcast e se aventurou em habilidades diferentes. Tentou entender mais sobre o universo da edição, networking com fornecedores e pesquisa sobre o uso da ferramenta podcast. Ele, sem dúvida, quando formado, vai apostar nas TICs para tornar acessível muitos conhecimentos".

O programa, com episódios mensais que tratam de diversos assuntos do universo do Direito, já pode ser conferido no Spotify e também no Soundcloud. O primeiro deles, já disponível, traz como tema a vida acadêmica no Direito e conta com a professora Nathalie Kuczura, com uma carreira acadêmica alicerçada na pesquisa, sendo hoje coordenadora de Monografia, Pesquisa e Extensão e também vice-coordenadora do curso de Direito FADISMA; Professor Lucas Righi, que tem uma linha atrelada ao empreendedorismo e ingressa, hoje, ainda, na Defensoria Pública. Também, ainda, a egressa e advogada Camila Morás, expressando êxito e crescimento em trajetória profissional recente.

O Tudo Depende também possui um perfil no Instagram – que é uma das metas do projeto – onde são postadas todas as novidades do programa, registros de backstage das produções e demais informações. Vale ressaltar que a edição é de Marcos Luiz Arbugeri, cinegrafista, fotógrafo e  editor.  

Para seguir é só procurar por @tudodependepodcast.

Abaixo, os links para acompanhar o podcast nas plataformas de streaming:

Link soundcloud: https://bit.ly/2nI8Qb8

Link Spotify: https://spoti.fi/2mlA07x

Sobre a Formação para Liderança e Colaboração Discente

O objetivo do programa é trabalhar no protagonismo do aluno, no seu crescimento pessoal e no seu desenvolvimento enquanto potencial profissional, perpassando por lições de liderança e colaboração a partir de teoria e prática de planejamento estratégico, desdobramento de forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, gestão de tempo, negociação, comunicação, entre outros pontos, num processo convergente junto a egresso(a) tutor(a) ativista e impacto a outros colegas, tudo alinhado com encontros focais de feedback e controle junto à professora coordenadora do programa.

 

Unidade de Comunicação

[email protected]

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade