Rondonistas da IES marcando e fazendo história

Categorias:
A cara da FADISMA
,
Bem na Foto
,
Contábeis
,
Destaque
,
Direito
,
FADISMA Informa
,
Graduação
,
NEDI
,
Projeto Rondon
,

Meio século de história.  Para comemorar esse marco, segundo informações disponibilizadas pelo Ministério da Defesa, foi realizada em Porto Velho (RO), nesta quinta-feira (6), uma cerimônia em homenagem aos 50 anos da primeira Operação do Projeto Rondon. 

A nota do ministério dá conta da informação de que o ministro da Defesa, Raul Jungmann, descerrou uma placa alusiva à data, alocada no Memorial Rondon, além de dar início as atividades da Operação “Rondônia Cinquentenário”, que está em curso em 15 municípios do Estado.

O professor Fábio Rijo Duarte e a professora Denise Quatrin, junto de um dedicado time discente, fazem parte da missão em Alvorada do Oeste, dividindo a nobre tarefa com o Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

“O Projeto Rondon, que hoje está comemorando o seu cinquentenário, alcançou nesse período mais de dois milhões de brasileiros. É um patrimônio e a concretização do sonho da vida do marechal Cândido Rondon, que nos deixou de melhor o exemplo de generosidade, solidariedade e amor ao Brasil”, ressaltou o ministro da Defesa, Raul Jungmann.

Essa fala, do ministro da defesa, compartilhada no sítio eletrônico do ministério, diz muito. E a emoção dos rondonistas da FADISMA em fazer parte desse sonho, mas, sobretudo, lição de vida, é sentida mesmo de longe. Bruno Torbes, um dos membros da equipe atual, fez contato com a comunicação e, num áudio muito emocionado, em nome dos docentes e colegas de missão, falou sobre a cápsula do tempo, iniciativa que tocou a todos.

Eles deixaram mensagens aos rondonistas que terão a missão de marcar o centenário do projeto. Perpetuar-se no tempo e transmitir amor, força, coragem e perseverança sem nem ao menos saberem que situações adversas os futuros rondonistas encontrarão é algo que ficará marcado para sempre no coração de cada membro da equipe.

 

Mais – O Projeto Rondon, sob coordenação do Ministério da Defesa, é conduzido em estreita parceria com os ministérios da Educação, Desenvolvimento Social, Agrário e Combate à Fome, da Saúde, do Meio Ambiente, da Integração Nacional, do Esporte e com a Secretaria de Governo da Presidência da República. Essa ação interministerial é realizada em conjunto com os Estados e municípios que, em parceria com as instituições de Ensino Superior, visa somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

Por meio da iniciativa são desenvolvidas ações que trazem benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com a melhoria do bem-estar social e com a capacitação da gestão pública, além de consolidar, no universitário brasileiro, o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.

Operação Cinquentenário

Até o dia 23 de julho, como mais uma fase do projeto, acontece a então Operação “Rondônia Cinquentenário”. Nosso alunos e professores fazem parte dessa ação que ocorre em 15 municípios do Estado. Na verdade, eles são parte  dos 310 rondonistas voluntários e carregam a nossa bandeira entre as 30 Instituições de Ensino Superior selecionadas para a missão.

As atividades acontecerão em conjunto com temáticas de cultura, direitos humanos e justiça, educação, saúde, comunicação social, meio ambiente, trabalho, tecnologia e produção.

50 anos

Desde a primeira Operação Rondon, o Projeto já realizou 151 ações em 844 municípios, com a participação de mais de 20 mil rondonistas, 291 instituições de ensino, beneficiando mais de dois milhões de pessoas.

Uma Operação do Projeto Rondon segue várias etapas. O planejamento realizado se inicia com a definição da região e dos estados onde será realizada. Assim, é feito um levantamento dos municípios de interesse da área (baixo IDH, tamanho do município etc) e detalhamento das necessidades logísticas.

Os municípios selecionados recebem a visita de um integrante do projeto, para informar à prefeitura e às lideranças locais sobre as possibilidades e as limitações do trabalho dos rondonistas, verificar se os conjuntos de ações selecionadas para a operação respondem às principais necessidades do município e carências da população e apresentar a contrapartida solicitada aos municípios. Nesta fase, a prefeitura confirma seu interesse em aderir e participar do Projeto Rondon.

 

Neste segundo momento é feito o convite às instituições de Ensino Superior. A equipe é composta por dois professores e oito alunos. Cada equipe deve ser multidisciplinar, de forma a possibilitar a realização das diversas ações previstas.

A Operação dura cerca de 15 dias, sendo os dois primeiros destinados à concentração, ambientação, abertura e ao deslocamento dos rondonistas aos municípios e o último, para o encerramento e retorno às cidades de origem.

 

O futuro

Por tratar-se de um projeto de integração social, a missão do Rondon vai além dos dias das operações. A ideia é que as atividades aplicadas pelos alunos permaneçam. Para isso, é fundamental a presença de agentes multiplicadores dos municípios, como professores e profissionais de saúde. O engajamento das prefeituras como parceria do Projeto também é um diferencial nos resultados obtidos.

O desafio atual é manter aceso nos rondonistas o engajamento para levar expectativa, esperança e orientação, principalmente, aos jovens mais carentes, que terminaram o segundo grau e não vislumbram uma carreira, uma profissão. Sem emprego, sem oportunidade na cidade onde nasceu, esse jovem não tem pretensão aparente de seguir adiante. Eles vivem o dia a dia.

Cabe aos rondonistas mostrar um Brasil maior, levar calor humano, trocar experiência, dar exemplo, e principalmente, incentivar o crescimento desses jovens por meio da educação e conhecimento. Incentivá-los a ponto de torná-los, quem sabe, futuros “rondonistas”.

 

Mais – Registros capturados da timeline dos rondonistas estão disponíveis na nossa página oficial no Facebook. Vale conferir!

 

Com informações da Assessoria de Comunicação Social (Ascom) do Ministério de Defesa

Coordenação de Comunicação

[email protected]

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade