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Projeto de Férias com o SAJ encerra sua primeira edição

Projeto de Férias com o SAJ encerra sua primeira edição

  • NUPPE

O período de férias de verão ficou marcado pela movimentação de alunos aqui na FADISMA. Durante três dias por semana, os aprovados no projeto “De Férias com o SAJ” estiveram presentes durante a manhã, no Núcleo de Prática Profissional e Empreendedorismo, para atender ao público através do Serviço de Assistência Jurídica – o SAJ.

Num espaço com dez salas, equipadas com mesa e cadeiras para atendimento individual, mais uma grande sala de reuniões com computadores, oito alunos dividiram espaço e compartilharam experiências durante o mês de fevereiro, orientados pelo professor coordenador do NUPPE, Lucas Righi.

Ao fundo da sala, o quadro branco todo rabiscado com instruções sobre o funcionamento de um processo civil: esse é o foco do SAJ, que atende casos de direito de família, inventários, ações de medicamentos, entre outras – tudo gratuitamente.

Durante os aproximados 11 anos de vida do SAJ, mais de 2000 processos passaram pelas mãos de alunos concluintes do curso de Direito. A prática jurídica dentro do ambiente da faculdade faz parte da grade curricular dos alunos, que cursam a disciplina durante o nono semestre da graduação. Atualmente, mais de 300 processos tramitam com auxílio e consultoria jurídica do SAJ.

Usualmente, no período de férias, o SAJ cessava atividades até o início de uma nova turma de alunos. Dessa vez foi diferente: 38 pessoas se inscreveram no edital para participar do projeto “De Férias com o SAJ”, onde oito foram selecionados – com participantes do 5º ao 9º semestre. Como pré-requisito, os alunos deveriam ter conquistado a aprovação na disciplina de Processo Civil I para pleitear uma vaga no projeto. O número surpreendeu, tanto o professor quanto a secretária do NUPPE, Valéria Da Cás. A Val, como é chamada pelos alunos, admitiu a surpresa. “Fiquei chocada com o número de interessados, teve gente que tentou se inscrever até depois do prazo” – revela a colaboradora.

Aprovados e iniciadas as atividades, o período de pouco mais de 20 dias mudou e muito a percepção dos participantes quanto ao trabalho do advogado. Para o aluno do 9º período, Jean Padilha, a prática ajuda a melhorar a compreensão na sala de aula. “Às vezes o conteúdo fica muito amplo, abstrato, na sala de aula. Aqui nós conseguimos ver na prática o que o professor cita em exemplos” – relata. Jean é um dos alunos que irá ingressar em período normal no SAJ, já que irá participar da disciplina no semestre que se inicia na próxima semana. “Agora vou chegar aqui para a disciplina de Estágio Obrigatório com uma noção do que irei fazer, graças ao projeto de férias”.

As alunas Andressa Reser e Marielle Schmitt, do 8º período, relatam a satisfação por descobrir no Direito Civil uma área de grande interesse para ambas. “Aqui nós vemos a nobreza do trabalho, de ajudar pessoas reais, com problemas reais, de uma forma particular e direta” – conta Marielle. “Eu me descobri aqui no Projeto. Quero seguir nessa área após me formar” – afirma Andressa.

O clima amigável entre as pessoas do Projeto é notório. Chimarrão, cafezinho, lanches e sorrisos: evidência clara de que a convivência fora da sala, exercendo a prática, cria ou reforça laços, aproximando duas classes que por vezes parecem tão distantes, professor e aluno. Ali, pela procura voluntária dos estudantes e a disponibilidade do professor em estar presente, a relação de troca e busca por conhecimento é constante. “Estar próximo dos alunos é muito importante para nós professores, porque precisamos entender os anseios deles e sentir quais são suas dificuldades para poder prestar um suporte mais direto e eficiente. Todos que passam por aqui saem mais preparados para a busca por outro estágio fora da Instituição” – conta Righi.

Nessa sexta-feira chegou ao fim a primeira edição do projeto “De Férias com o SAJ”, com saldo muito positivo para todos os envolvidos. A experiência servirá de base para outros projetos futuros por parte dos professores e núcleos, numa busca constante por educar sempre.

 

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