Núcleo de Segurança Cidadã e Diretório Acadêmico do Curso de Direito trazem Palestra “Violência e Segurança Cidadã na América Latina” para a FADISMA

Categorias:
Espaço do D.A
,
FADISMA Informa
,
NUSEC
,

Ministrada pelo Professor Doutor José Vicente Tavares dos Santos (UFRGS), a palestra ocorre no dia 23 próximo, às 17h30min. As inscrições devem ser realizadas na Secretaria Geral.

Núcleo e diretório oferecem 50 vagas e 2 horas de Atividade Complementar de Graduação para os interessados num debate franco, troca de experiências e informações atuais.

A iniciativa, que tem o intuito de qualificar e aperfeiçoar o campo de estudo da segurança cidadã junto ao corpo docente e discente da instituição, traz para a IEs o Professor Doutor José Vicente Tavares dos Santos com muita expectativa. Ele figura como um dos precursores da área em questão em âmbito nacional e internacional e é importante referência para as pesquisas aplicadas desenvolvidas junto ao NUSEC.

O currículo do palestrante:

O palestrante é Sociólogo, graduado em Ciências Sociais pela UFRGS; Mestre em Sociologia pela USP e Doutor em Sociologia (Doctorat d´Etat) pela Université de Paris X, Nanterre. É Professor Titular do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e em Políticas Públicas da UFRGS, além de Membro do Conselho Universitário da IEs e pesquisador do CNPq (nível I-A).

José Vicente Tavares dos Santos é, também, Diretor do Instituto Latino-americano de Estudos Avançados da UFRGS (ILEA); Coordenador do Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania; Membro do Conselho Deliberativo da Editora da UFRGS e da FAURGS – Fundação de Apoio da UFRGS. Secretário Regional da SBPC RS. Coordena o Curso de Especialização em Segurança Pública da UFRGS, é participante da RENAESP SENASP MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Presidente do RC-29 Social ControlandDeviance (2014-2018) da ISA – Associação Internacional de Sociologia); Coordenador do GP Paradoxos da Segurança Cidadã, CLACSO (2013-2015); Conselho Diretivo do CLACSO – Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (2007-2009; 2009-2011).

 

Autor de: Violências e Conflitualidades. P. A. Tomo 2009; Matuchos: Exclusão e Luta (Do Sul para a Amazônia Ocidental). Petrópolis, Vozes, 1993; Colonos do Vinho (Estudo sobre a Subordinação do Trabalho Camponês ao Capital). S. P., Hucitec, 1978, 1984. Organizador das coletâneas: "Segurança Cidadã" (com Ligia Madeira), P.A. Tomo/FDRH-RS, 2014; Conflitos sociales, luchas sociales y políticas de Seguridad Cidadania (com César Barreira et alii), Toluca, México, UAEM/CLACSO, 2013;Conflitos Sociais e Perspectivas da Paz (com Alex Niche Teixeira), P.A. Tomo, 2012); "Violência e Cidadania" (com Alex Niche Teixeira e Maurício Russo), P.A. Ed. UFRGS, 2011; Mundialização e Sociologia Crítica da América Latina. P. A., UFRGS, 2009; Violências, Lutas Sociais e Democracia na América. UFRGS, 2009; América Latina: hacia uma nueva alternativa de desarrollo. (Com E.Zeballos e Dario Salinas. Arequipa, Peru, ALAS/Universidad San Agostín, 2005; Crise Social e multiculturalismo. (com BARREIRA, César; e BAUMGARTEN, Maíra). S. P., HUCITEC, 2003; Violências em Tempo de Globalização. S. P., HUCITEC, 1999. Foi editor da Revista SOCIOLOGIAS, da UFRGS. Membro do conselho editorial das Revistas "Sociologias" (UFRGS), "Segurança, Justiça e Cidadania (SENASP-MJ) e da Revista Brasileira de Segurança Pública.

Como participar:

  • É possível realizar a inscrição na Secretaria até o dia do evento, sob a condição do limite de vagas. Para efetuar a inscrição é necessário estar regularmente matriculado no Curso de Direito da FADISMA, salvo o caso de profissionais do sistema de segurança pública e justiça criminal interessados.
  • O evento ocorrerá na sala 403, tem início às 17h30min e se estende até 19h.

 

 

Coordenação de Comunicação

[email protected]

 

 

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade