Internet, rádio e Direito: conheça o Drops tá na Lei

Categorias:
Direito
,

Projeto utiliza web rádio para difundir os direitos e deveres dos cidadãos

O rádio teve seu fim declarado incontáveis vezes. No Brasil, viu a TV chegar de mansinho, na década de 50, e roubar a cena. Mesmo assim não sucumbiu. Décadas depois, a internet emerge para derrubá-lo de uma vez por todas. Porém, o rádio fundiu-se a ela. Convergiu. Tornou-se digital. Feito um equilibrista que sente a tragédia a um sopro de distância, ele resiste e encanta. E nesse vaivém de ameaças e incertezas, independentemente do que digam, ele continua a tirar suspiros, em redefinições contínuas. Porque o rádio é assim: contemporizador, democrático e acessível.

Com vistas no potencial de difusão desse velho – e ao mesmo tempo moderno amigo -, nasce, dentro da FADISMA, o projeto “Drops tá na Lei” – mais um dos singulares trabalhos que vêm sendo desenvolvidos dentro da Formação para Liderança e Colaboração Discente da FADISMA, parte do Programa de Inovação e Cultura Educacional (PIC).

Liderado pela aluna Cíntia Santos de Oliveira, do Curso de Direito, o projeto experimental, abalizado na Educomunicação e sob um olhar transmídia para o Direito, estabelece o desafio de difundir, de forma simplificada, direitos e deveres do cidadão, utilizando uma web rádio e redes sociais como facilitadores para o acesso a esses conteúdos. Nessa empreitada, a Rádio Armazém, que é uma emissora online de conteúdo colaborativo, conhecida e reconhecida por amplificar, difundir, divulgar e apoiar as atividades culturais de Santa Maria / RS, entra como parceira do projeto, cedendo espaço em sua programação para o novo quadro.

A primeira edição do Drops tá na Lei já foi ao ar no dia último dia 26/09 – pela Rádio Armazém e por transmissão ao vivo no perfil do quadro no Instagram. Como temática do primeiro programa, foi escolhida a Lei 11.340/06, popularmente conhecida como a Lei Maria da Penha. O debate, conduzido por Cíntia, contou com a participação Nathália Facco Rocha, graduada em direito pela FADISMA, especialista em direito do trabalho, mestre em direito pela UFSM e professora universitária e de cursos preparatórios. Ainda, na roda de conversa, participou Camila Morás, egressa da FADISMA e que atua como tutora do projeto de Cíntia. A gravação do primeiro programa já pode ser acessada neste link e também via Spotify neste link.

Da esquerda para a direita: Cintia, Nathália e Camila

Ainda estão previstas para acontecer, neste semestre, mais três edições do Drops tá na Lei, todas elas planejadas e executadas por Cíntia e equipe. A expectativa, ao final, é garantir uma pesquisa de opinião junto à rádio para a viabilidade do quadro que, tendo sucesso, poderá representar ampliação do vigente trabalho da acadêmica, com vistas na conexão com a área em formação.

Para Cíntia, o projeto, além do objetivo principal, também possibilita aprimorar o uso das ferramentas digitais:

“Os avanços das tecnologias da informação e comunicação e o imediatismo consequente faz com que todo mundo acabe procurando ou demandando informação. No entanto, surge nesse cenário a oportunidade de entender melhor as plataformas digitais, elegendo-as como ferramentas de democratização do conhecimento ao longo do processo do projeto, ampliando, assim, o potencial de alcance das informações levantadas e curadas com o investimento de nossos esforços”, afirma a acadêmica.

A professora Liana Merladete, coordenadora do Programa de Inovação e Cultura Educacional da FADISMA, comenta o projeto da aluna:

“O projeto da Cíntia, associado à parceria da Rádio Armazém, traduz muito do que estamos tentando passar nessa formação, sobretudo no que tange ao protagonismo e à colaboração. A partir do momento que nossos alunos compreendem o significado da genialidade do coletivo, a democratização do conhecimento se torna realidade. O investimento de esforços e a autonomia da líder ativista e a presença da egressa tutora nesse vínculo sinérgico faz com que passado e futuro estejam conectados por um presente de mútua cooperação. Como professora coordenadora da formação, sou puro orgulho”, afirma a professora Liana.

O quadro Drops Tá Na Lei possui um perfil no Instagram (@dropstanalei), onde é possível acompanhar todas as novidades a respeito do projeto. A Rádio Armazém, por meio de seu perfil na mesma rede social (@radioarmazemnet), também divulgará as informações a respeito do quadro.

Sobre a Formação para Liderança e Colaboração Discente

O objetivo do programa é trabalhar no protagonismo do aluno, no seu crescimento pessoal e no seu desenvolvimento enquanto potencial profissional, perpassando por lições de liderança e colaboração a partir de teoria e prática de planejamento estratégico, desdobramento de forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, gestão de tempo, negociação, comunicação, entre outros pontos, num processo convergente junto a egresso(a) tutor(a) ativista e impacto a outros colegas, tudo alinhado com encontros focais de feedback e controle junto à professora coordenadora do programa.

Jornalista responsável:
Rafael Miranda – MTB 16078
Unidade de Comunicação – FADISMA

[email protected]

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade