Interdisciplinaridade: Feira Criativa trouxe novos olhares para alunos do Direito

Turmas de Direito Constitucional I e Economia Política realizaram atividade conjunta

Com o objetivo de fomentar diferentes áreas do conhecimento e instigar o trabalho em equipe por parte dos alunos, as professoras Candisse Schirmer (Direito Constitucional I) e Olinda Barcellos (Economia Política) propuseram a realização de uma Feira Criativa, atividade conjunta entre os alunos das diferentes turmas, que valeu como uma das avaliações do semestre passado.

A iniciativa das professoras surgiu em uma combinação do tripé ensino, pesquisa e extensão. Pesou também a percepção de que alguns acadêmicos se utilizavam do empreendedorismo para complementar sua renda mensal, através da venda de doces, bolos e artesanato.

No início do segundo semestre, as turmas foram divididas em grupos que deveriam tomar como referência para o desenvolvimento do trabalho os fundamentos elencados no Artigo 1º, junto a um objetivo baseado no Artigo 3º da da Constituição Federal de 1988. Os incisos de cada artigo foram sorteados entre os grupos para a definição dos temas abordados.

Professoras Candisse e Olinda com produtos de um dos grupos

 

Durante o processo, os grupos contaram com o conhecimento e experiência da professora Liana Merladete, que ministrou uma aula sobre temas inerentes a negócios de qualquer área, como empreendedorismo e gestão organizacional, relações de consumo e marketing.

Após a concepção e capacitação para colocar as ideias em prática, os acadêmicos chegaram ao seu produto final, a ser apresentado como uma das avaliações do semestre para ambas disciplinas.

“A proposta da Feira uniu três alicerces na educação: ensino, pesquisa e extensão. Eles puderam combinar conhecimentos adquiridos em duas disciplinas e colocar na prática, exercitando o que aprenderam e tendo contato com conhecimentos de outras áreas, como o Marketing”, comenta a professora Candisse.

As atividades tiveram periodicidade pré-estabelecida, atendendo o seguinte objetivo: sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a produção sustentável e práticas empreendedoras e estabelecer articulações com entidades sociais e de apoio ao empreendedor. Entre os temas abordados pelos grupos estiveram pautas como o veganismo, o aproveitamento total dos alimentos, o respeito às minorias e o feminismo.

Grupo de alunas produziu camisetas com mensagens contra práticas preconceituosas

 

Dentre todos os projetos apresentados, três tornaram-se artigos apresentados durante o a 15ª edição do EntreMentes, sendo, inclusive, muito elogiados pelas respectivas bancas examinadoras. Alguns alunos relataram até mesmo a busca de informações sobre seus projetos e produtos por parte de terceiros nas redes sociais – criadas para o trabalho – sendo estes terceiros não membros da Instituição.

 

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