FADISMA - Notícias - FADISMA mais uma vez engajada na ação nacional de responsabilidade social da ABMES

Fadisma - Faculdade de Direito de Santa Maria

Notícias

Central de Notícias

FADISMA mais uma vez engajada na ação nacional de responsabilidade social da ABMES

FADISMA mais uma vez engajada na ação nacional de responsabilidade social da ABMES

  • Institucional

A Instituição recebeu o selo de Instituição Socialmente Responsável nos últimos 15 anos

A FADISMA é Instituição membro ativa junto à Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e, como não poderia deixar de ser, nossa missão de Educar Sempre está intimamente conectada a um dos preceitos da Associação: trabalhar por um futuro melhor.

A Coordenadora de Ações de Responsabilidade Social da IES, professora Liana Merladete, destaca que é uma responsabilidade de todos. “A ABMES, que acompanhamos há longa data, prega que quando se busca essa meta em grupo, os resultados são ainda melhores e, num ano totalmente atípico, a convergência das nossas forças e a colaboração têm demonstrado isso”.

A professora, que atua na Formação Discente para Liderança e Colaboração, do Programa de Inovação e Cultura Educacional (PIC) da Coordenação de Ingresso e Permanência, aponta que neste ano a sequência das ações de iniciação em extensão e ativismo representam um pouco dessa força e complementaridade de competências. “Optamos por não cancelar nosso edital focado no ativismo criativo, empreendedorismo e extensão, por exemplo, e que estava em pleno curso logo que começamos o ensino remoto, dado distanciamento social. Nossos alunos, a despeito do obstáculo, por nós entendido como oportunidade de contribuir, seguem focados em planos de ação em prol de transformação de realidades. E mais: têm se desafiado na virtualização da extensão, algo totalmente novo”.

Não só a Formação para Liderança e Colaboração configura o engajamento da FADISMA, mas também as ações da Capacitação Institucional Pedagógica e Capacitação Institucional de Pessoas, desenvolvidas igualmente pelo PIC. “Frente o cenário vivenciado e, sobretudo, diante da nossa preocupação com o bem-estar e qualidade do ensino, da aprendizagem, mas da experiência social, nos ‘desconectamos’ do cronograma padrão, daquilo que era simplesmente previsto para a nossa comunidade acadêmica interna, no quesito aprimoramento, pré pandemia. Foi preciso compreender as necessidades e entender que sim, tudo se tratava, agora, de uma questão maior, e essa questão é a responsabilidade social institucional”.

A apreciação da professora Liana diz respeito a série de ações trabalhadas pela faculdade de março até aqui, a exemplo dos Círculos Docentes de Autoestima e Cuidado, organizados e executados pelo Centro de Mediação e Práticas Restaurativas (CEMPRE) e do Programa de Apoio Psicopedagógico e Inclusão da Faculdade (PAPI). O primeiro, sob o olhar atento da professora Isabel Cristina Martins, vem trazendo uma programação regular, abalizada numa diversidade de enfrentamentos da comunidade acadêmica, a exemplo do autoconhecimento e felicidade.

O PAPI, junto à CINPER, vem promovendo espaço de escuta e, sobretudo, afetividade. Com a pandemia de COVID-19, o suporte ao aluno, principalmente, é prioridade. “Entendemos que promover apoio, seja no que se refere ao enfrentamento emocional, como também à gestão de estudos, ajuda minimamente que a experiência acadêmica histórica vivenciada seja significativa e que os protagonistas, os alunos, consigam melhor compreender seu lugar de fala, a importância da sua voz frente ações que promovem o desenvolvimento. Mas, antes disso, trabalham o seu”, explica Liana.

A FADISMA, com essas e outras ações como, ainda, o Serviço de Assistência Jurídica do Núcleo de Prática Profissional e Empreendedorismo (NUPPE), que realiza atendimentos não só para a comunidade local, mas também para outras cidades, é uma entre as milhares de Instituições de Ensino Superior (IES) particulares que participaram da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, valorizando esse olhar.

“Quando fomentamos o nosso título de Instituição Socialmente Responsável, temos a expectativa de sensibilizar a todos ao mesmo movimento, enquanto organizações e, principalmente, indivíduos. Para algumas organizações, se trata apenas de comportamentos e postura. Para a FADISMA, é uma filosofia. Nossa rotina ilustra não apenas o compromisso de com pessoas e valores humanos, mas também preocupações genuínas”, finaliza Liana.

 

Unidade de Comunicação

comunicacao@fadisma.com.br

Notícias Recentes

Categorias

Arquivo

VOLTAR
© 2020. FADISMA. Todos os direitos reservados. beagle ship criacao sites