FADISMA - Notícias - Confira como foi a IX Reunião Anual da Rede Ibero-americana de Faculdades e Escolas de Direito

Fadisma - Faculdade de Direito de Santa Maria

Notícias

Central de Notícias

Confira como foi a IX Reunião Anual da Rede Ibero-americana de Faculdades e Escolas de Direito

Confira como foi a IX Reunião Anual da Rede Ibero-americana de Faculdades e Escolas de Direito

  • Direito, Institucional

Evento foi organizado pela colombiana Universidade del Atlántico

Nos dias 26, 27 e 28 de novembro aconteceu a IX Reunião Anual da Rede Ibero-americana de Faculdades e Escolas de Direito. Originalmente, o evento seria em maio, mas foi adiado por conta da pandemia e, agora, aconteceu de forma totalmente online, por meio de videoconferências.

Um dos objetivos da reformulação da Reunião para os meios digitais era a democratização do evento, permitindo o acesso a um número maior de alunos. Para a coordenadora do Núcleo de Estudos de Direito Internacional (NEDI) da FADISMA Cristiane Pauli, esse propósito foi alcançado com muito sucesso, dada a grande procura por alunos das mais diversas localidades da América Latina e até mesmo da Europa.

Além de participar da organização, a professora Cristiane também palestrou no evento

“Já está sendo estudado, para os próximos anos, formas para garantir que alguma parcela do evento aconteça sempre de maneira online, ampliando o acesso para mais pessoas”, comentou a professora Cristiane.

A organização ficou por conta da Universidad del Atlántico, da Colômbia e teve como tema “O ensino de Direito em tempos de COVID-19”, com palestras de representantes de diferentes países e instituições integrantes da Rede que debateram sobre as dificuldades e oportunidades apresentados ao ensino jurídico em 2020.

O evento é um grande momento acadêmico, visto que a reunião de profissionais de grande renome de diversos países gera um debate de grande qualidade, enriquecendo a formação de alunos e professores.

A FADISMA se viu representada em cinco momentos diferentes.

O primeiro foi com o Diretor Geral da Instituição, o professor Eduardo de Assis Brasil Rocha, que realizou a Conferência Magistral I, dando início ao eixo temático “Assim nos conectamos!” na manhã do dia 26. A sua fala dissertou sobre os rumos que a educação deve seguir, em especial agora que o ensino remoto foi posto à prova e se mostrou uma ferramenta excelente para potencializar o conhecimento nas salas de aula.

O Diretor Geral da FADISMA Eduardo de Assis Brasil Rocha foi o primeiro representante da Instituição a falar na Reunião

Na sequência, a professora e Coordenadora de Ingresso e Permanência da FADISMA, Liana Merladete, ministrou o primeiro painel do dia, tratando sobre a necessidade reinvenção dos perfis profissionais em tempos de convergência comunicacional.

A professora Liana fez sua fala no primeiro dia de evento

Ainda no dia 26, dessa vez pela tarde, a professora Karen Wolf realizou uma fala sobre o pós-humanismo e a robotização animal em seu painel, que era voltado para um debate sobre as ferramentas digitais a partir de uma perspectiva dos Direitos Humanos.

Professora Karen comentou sobre pós-humanismo e robotização animal

Ao fim da tarde o coordenador de EAD da FADISMA, o professor Andrewes Koltermann, compartilhou com os participantes a sua experiência frente ao departamento de Educação à Distância dentro da Instituição para comentar os desafios encontrados pelo ensino jurídico na era digital.

O professor Andrewes participou do painel “A Era Digital: Um desafio para as faculdades e escolas de Direito?”

Por último, já no dia 28, a docente Cristiane Pauli falou sobre as alterações da Lei de Falências, que foram aprovadas recentemente no Senado Nacional, e que são oriundas do novo contexto de sociedade em rede.

A professora Cristiane também participou da organização do evento e avalia a Reunião como um grande sucesso. O formato online foi muito importante para que universidades menores conseguissem participar ativamente do encontro.

“O evento cumpriu com todas as expectativas e nós ficamos muito contentes com o resultado que tivemos”, avaliou a professora.

A próxima edição da Reunião já está marcada e será em outubro de 2021, com o tema Estado de Direito e Democracia, organizada pela Universidad Bernardo O’Higgins, do Chile. Fique de olho no site da FADISMA e nas redes sociais da Instituição, onde serão publicadas novas informações assim que forem definidas.

Unidade de Comunicação

comunicacao@fadisma.com.br

Notícias Recentes

Categorias

Arquivo

VOLTAR
© 2020. FADISMA. Todos os direitos reservados. beagle ship criacao sites