FADISMA - Notícias - BLOG: Mundo afora #5 – Hasta luego

Fadisma - Faculdade de Direito de Santa Maria

Notícias

Central de Notícias

BLOG: Mundo afora #5 – Hasta luego

BLOG: Mundo afora #5 – Hasta luego

  • Mundo Afora

O Blog Mundo Afora, que acompanhou a trajetória da dupla Ariel Arigony e Ingra Etchepare Vieira durante o Intercâmbio Estudantil Ibero-Americano de Longa Duração chega ao seu último capítulo. A proposta era fazer desse espaço um ambiente de partilha de experiências: os desafios e etapas da ida para Santander, a vivência na Universidade de Cantábria, a relação com os estrangeiros, alguns lugares para conhecer nos arredores e, por fim, um balanço da experiência. Confira:

Por Ingra Etchepare Vieira:

“Confesso que foi um pouco difícil começar a escrever este texto, já que marca o fim do intercâmbio. Houve uma mistura de sentimentos nos últimos dias dessa experiência: felicidade por estar voltando para casa, por rever a família e os amigos, mas, ao mesmo tempo, coração apertado por deixar Santander e encerrar mais um ciclo.

Depois de refletir bastante, me dei conta de que o sentimento mais adequado para permear esse momento era o de gratidão. Gratidão por ter vivido momentos inesquecíveis, por ter aprendido tanto, por ter conhecido tantas pessoas e culturas diferentes, por ter visitado tantos lugares incríveis, mas, sobretudo, por ter morado durante seis meses em Santander, a cidade mais encantadora que já conheci.

Tenho certeza que realizar esse intercâmbio e aproveitar a oportunidade ímpar oferecida pela FADISMA, foi a melhor decisão que já tomei. É uma experiência que vai muito além do lado acadêmico e profissional, eu acredito que também cresci muito como pessoa.

Os quatro meses cursados na Faculdade de Direito da Universidade de Cantabria foram muito enriquecedores. Poder estudar em uma Universidade Pública, considerada uma das melhores da Espanha e ainda aprender sobre a cultura, métodos de ensino e estudo dos espanhóis, além do Direito Espanhol, não tem preço.

Mais do que isso, ter colegas de todos os países do mundo na sala de aula, é espetacular. Ainda, pude adquirir uma maior fluência na língua espanhola, até aprendi várias gírias utilizadas por eles... Considero importante destacar também, para incentivar os alunos que tem vontade de ir para o intercambio, que eu e o Ariel cursamos três disciplinas e fomos aprovados em todas. Então, apesar de todos os medos que eu tinha, é possível sim obter êxito, o nível de ensino da FADISMA prepara muito bem os alunos para alcançar todos os objetivos em um intercâmbio como esse.

Mas, como eu referi antes, a experiência é algo que vai muito além da bagagem acadêmica adquirida. Com o intercâmbio eu adquiri mais autonomia para tomar decisões, independência e até mesmo autoconfiança. Conheci lugares que eu sempre sonhei em conhecer (ressalto que há diversas promoções de passagens aéreas para viajar dentro da Europa, facilitando as viagens). Tive contato com pessoas de diversas nacionalidades, aprendi sobre a cultura de vários países, aprendi melhor o espanhol e pude exercitar o inglês.

Paris foi ponto certo no roteiro de lugares para conhecer

 

Todavia, o melhor de tudo, foi morar todo esse tempo em Santander. Essa cidade é mágica e agrada a todos os gostos. No inverno faz muito frio, pude presenciar inclusive neve, por duas vezes, o que foi encantador. E, no verão, as praias de Santander, de águas cristalinas, atraem diversos turistas e ficam lotadas. Santander é um verdadeiro espetáculo da natureza. Além de ser uma cidade linda, com grande infraestrutura, as pessoas são muito acolhedoras e simpáticas, via de regra.

Santander: verão x inverno

 

Quando os intercambistas da outra edição do intercâmbio, Ana, Bruna e Douglas, relataram sobre os encantos de Santander, eu não imaginava que iria ficar tão apaixonada pela cidade. Com toda a certeza, pretendo voltar, ao menos apenas para visitar, a cidade que me permitiu viver os melhores meses da minha vida!

Se eu puder deixar um conselho para quem está pensando em se inscrever nesse intercâmbio, eu diria que não êxite em ir! Antes de eu decidir ir para o intercâmbio, estava com muito medo de ter que atrasar um semestre da faculdade, dos desafios que eu iria encontrar, dentre outras dúvidas e angústias. Mas, posso afirmar, seguramente, que tudo vale muito a pena!

Eu também diria para quem está pensando em ir, se programar o quanto antes, se for possível adiantar disciplinas, caso pretenda não atrasar um semestre letivo ou, se optar por atrasar um semestre, ter a certeza de que a experiência compensa qualquer sacrifício!

Agradeço toda atenção de quem leu os textos do blog; à FADISMA, por proporcionar esse intercâmbio, oportunidade única e imperdível; agradeço aos meus pais por tornarem tudo possível; agradeço ao meu companheiro de intercâmbio, Ariel e, registro aqui, toda minha gratidão à Santander, gracias por todo Santander.

Hasta luego.”

 

Unidade de Comunicação

comunicacao@fadisma.com.br

Notícias Recentes

Categorias

Arquivo

VOLTAR
© 2020. FADISMA. Todos os direitos reservados. beagle ship criacao sites