Artigo de professor da FADISMA é citado em decisão do STF sobre depoimento do Presidente

Categorias:
Direito
,
Institucional
,

Texto do professor Bruno de Menezes foi publicado originalmente em maio

Hoje, 11/09, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello determinou que o Presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) preste depoimento presencial em um inquérito que investiga uma suposta interferência do presidente em uma investigação da Polícia Federal.

A decisão negou, então, a possibilidade de o depoimento ocorrer por escrito. Segundo o ministro, esse direito é reservado apenas a chefes de poder que sejam testemunhas ou vítimas no processo, e não investigados.

Como parte da sustentação da decisão, o ministro Celso de Mello utilizou-se, entre outros, de um artigo redigido pelo professor da FADISMA Bruno de Menezes e publicado pelo portal de notícias jurídicas JOTA Info.

“Quando foi instaurado o inquérito para apurar a suspeita de interferência do Presidente Polícia Federal, a imprensa noticiou que o Presidente teria a prerrogativa de prestar esclarecimentos por escrito. Na oportunidade, escrevi esse artigo, dizendo que eu entendia que não se aplicava tal prerrogativa, porque ela seria válida somente ao interrogatório”, explicou o professor.

A FADISMA sabe da excelência do seu corpo docente e agora celebra o reconhecimento desse padrão de qualidade por um ministro da mais alta corte do país. Parabéns ao professor Bruno de Menezes por esse tão importante destaque!

 

Unidade de Comunicação

comunicaçã[email protected]

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade