FADISMA - Notícias - Aprendendo a gerenciar a renda desde cedo. Conheça o projeto Educação Financeira

Fadisma - Faculdade de Direito de Santa Maria

Notícias

Central de Notícias

Aprendendo a gerenciar a renda desde cedo. Conheça o projeto Educação Financeira

Aprendendo a gerenciar a renda desde cedo. Conheça o projeto Educação Financeira

  • Contábeis, Graduação

Iniciativa faz parte da Liderança para Formação e Colaboração Discente

Educação Financeira é o conhecimento sobre o gerenciamento da própria renda. Não só um simples controle sobre a saída e entrada de dinheiro, mas também o que se gasta em impostos, taxas por serviços, como bancos, as possibilidades de aplicações financeiras, como poupança, entre outros. Em Santa Maria, mais de 20% da população vive com renda mensal abaixo de meio salário mínimo. Apesar de ser mais difícil, é justamente em casos assim que se faz necessária a educação financeira.

O discente da FADISMA Rafael Olmiro, por meio da Formação Para Liderança e Colaboração Discente, parte do Programa de Inovação e Cultura Educacional (PIC) da Instituição, realizou o projeto “Educação Financeira: O impacto no universo infantil para o melhor controle das despesas familiares”.

Juntamente com a tutora egressa Ellen da Rocha, Olmiro realizou uma oficina com alunos da Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi, em Santa Maria, no mês de novembro, para difundir o conhecimento adquirido no curso de Ciências Contábeis com os estudantes da escola.

Entre as atividades da oficina estava a confecção de cartazes

Além de ensinar os jovens sobre a educação financeira, a expectativa é que esses novos saberes também sejam passados adiante com os familiares, que por sua vez podem repassar para ainda mais pessoas, criando uma grande corrente de sabedoria.

A oficina contou com material específico, preparado para a atividade, e com curadoria do professor da FADISMA Joel Fiegenbaum, estratégia que resultou em uma recepção muito positiva por parte dos docentes da Augusto Ruschi, em especial os que lecionam matemática, engajados em multiplicar o conteúdo exposto pela iniciativa.

A professora da Instituição e coordenadora do PIC, Liana Merladete, acompanhou o projeto, e elogiou o desempenho do graduando e egressa tutora como “impecável”.  “O tema tocou os alunos ouvintes e também a mim, enquanto docente. Vejo que a escolha do Rafael representa um ponto de responsabilidade social e cidadã. O trabalho de conscientização é muito importante e ele o fez com maestria, valendo-se do que chamamos de pertencimento, dado o fato de ter eleito sua antiga escola e, sobretudo, sua comunidade”, relatou a professora.

A atividade foi muito proveitosa, com participação intensa dos estudantes da Augusto Ruschi

Sobre a Formação para Liderança e Colaboração Discente

O objetivo do programa é trabalhar no protagonismo do aluno, no seu crescimento pessoal e no seu desenvolvimento enquanto potencial profissional, perpassando por lições de liderança e colaboração a partir de teoria e prática de planejamento estratégico, desdobramento de forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, gestão de tempo, negociação, comunicação, entre outros pontos, num processo convergente junto a egresso(a) tutor(a) ativista e impacto a outros colegas, tudo alinhado com encontros focais de feedback e controle junto à professora coordenadora do programa.

Unidade de Comunicação

comunicacao@fadisma.com.br

Notícias Recentes

Categorias

Arquivo

VOLTAR
© 2020. FADISMA. Todos os direitos reservados. beagle ship criacao sites