FADISMA - Notícias - Alunos de Direito Internacional Público realizam simulação de Assembleia da ONU

Fadisma - Faculdade de Direito de Santa Maria

Notícias

Central de Notícias

Alunos de Direito Internacional Público realizam simulação de Assembleia da ONU

Alunos de Direito Internacional Público realizam simulação de Assembleia da ONU

  • Direito, Graduação

O tema escolhido foi Pacto Global Sobre Refugiados

Uma prática recorrente em faculdades de Direito é a simulação de reuniões da Organização das Nações Unidas (ONU) em salas de aula. Essas reuniões colocam os alunos nos papeis de diplomatas, ministros, chefes de estado, entre outras funções, de diversos países do mundo. Então, os estudantes realizam a simulação, onde defendem os interesses dos países que estão representando frente ao tema proposto. A atividade trabalha as capacidades argumentativas dos alunos, além de testar o seu conhecimento sobre direito internacional e lhes oferece a oportunidade de debater temas de altíssima relevância para o mundo.

A turma de Direito Internacional Público da FADISMA, disciplina ministrada pelo professor Elbio Ross, realizou em novembro uma simulação deste tipo, e escolheu a reunião de dezembro de 2018 da ONU que tratou do Pacto Global Sobre Refugiados como base da emulação. Os alunos debateram, montaram um texto sobre o pacto e, ao fim, realizaram uma votação pela aprovação, ou não, da redação final do acordo. A atividade buscava, nas palavras do docente, “dar um caráter mais realista à disciplina”.

“Como primeira experiência creio ter sido valida, pois pelas manifestações dos alunos foi uma atividade diferente, que os comprometeu e que tiveram prazer em fazer”, finalizou o professor Ross.

Confira alguns registros da atividade:

 

Unidade de Comunicação

comunicacao@fadisma.com.br

Notícias Recentes

Categorias

Arquivo

VOLTAR
© 2020. FADISMA. Todos os direitos reservados. beagle ship criacao sites