RETOMADA PRESENCIAL: CLIQUE AQUI E CONFIRA TODOS OS DETALHES

Recomeçar de perto: a volta das aulas presenciais na FADISMA

Instituição foi a primeira do ensino superior de Santa Maria a implementar o formato híbrido desde o início da pandemia

Calma, método e comunicação. Desde março de 2020, quando as aulas presenciais foram suspensas, esse é o mantra reforçado e que orienta a forma como os processos e decisões, nos mais variados níveis de gestão, tem acontecido na FADISMA. 

Ao somar, ainda, planejamento, investimento em infraestrutura e tecnologia, além do engajamento de seus colaboradores, a Instituição se viu preparada, a partir da autorização do Governo do Estado, para retomar as atividades acadêmicas presenciais, no dia 03/05, sendo a primeira Instituição de Ensino Superior de Santa Maria a retornar nesse formato, cumprindo, também, o que já estava determinado na Portaria de número 1.038, do MEC, publicada em 07/12/2020.

De forma gradual, alunos e professores começaram a ocupar as salas de aula, seguindo, é claro, o protocolo de biossegurança que começa na entrada do prédio, e cujas regras foram divulgadas previamente a toda comunidade acadêmica por meio de uma cartilha de orientações elaborada pelo COE-E Local (Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação) da FADISMA. 

A turma da professora Liana Merladete, que ministra a disciplina de Aprendizagem e Desenvolvimento Pessoal,
veio em peso para o primeiro encontro

Além do cuidado para evitar a transmissão do vírus, tudo foi devidamente alinhado para acolher quem vai chegando aos poucos: organização, limpeza constante, iluminação e preparação da equipe de funcionários. É nos detalhes que se vê o trabalho e o esforço para atender a todos da melhor forma possível.

E para os que não estão seguros em retornar presencialmente, tanto alunos como professores, é possível optar por seguir com as atividades de forma remota por meio da plataforma educacional. Flexibilidade e diálogo são primordiais.

Alunos realizam aferição da temperatura no hall de entrada da FADISMA

Passados oito dias, perguntamos a alunos e professores como tem sido a experiência de retornar fisicamente.

Para o acadêmico Arthur Jung, do primeiro semestre do curso de Direito, a volta foi “gratificante”.

“As minhas expectativas são as melhores para todos os âmbitos. Acredito que os protocolos adotados são de excelência e cumpridos. A sensação que sinto é de esperança, que estamos cada vez mais próximos da chegada ao normal”, comentou o discente.

No site criado com todas as instruções para a retomada presencial, o slogan “De volta ao lar, com afeto e segurança” representa o cuidado da Instituição em relação ao bem-estar de seus alunos e professores. 

Instituição criou um site com todas as orientações a respeito do retorno presencial

Caoane Bolzan, aluna do sexto semestre do curso de Ciências Contábeis, comenta como sentiu-se em seu retorno.

“Eu particularmente tenho achado a retomada incrível, onde nos reencontramos e temos novamente aquele contato olho a olho, saciando algumas dúvidas com maior facilidade. Além disso, por mais que estejamos em distanciamento e seguindo todas as medidas de proteção, a FADISMA tem acolhido os alunos com tanto carinho que nos sentimos em casa novamente. Gratidão é o que define esse momento!”

Alunos e professores recebem kit com máscara e álcool em gel ao chegar na Instituição

O professor do curso de Direito Wagner Pompeo expressa a alegria de poder estar perto dos alunos novamente.

“Estou muito feliz de poder retornar a nossa rotina de sala de aula. Sobretudo quando, como no caso, a Instituição demonstra atenção para com as normas de saúde, segurança e higiene, prezando por conceder a professores e alunos totais condições para que essa retomada aconteça de maneira responsável. Enquanto educador e profissional apaixonado pela docência, poder retornar às atividades presenciais é como ‘voltar para casa’”.

E assim, aos poucos, com muito trabalho, paciência e comprometimento de todos, a rotina tão desejada começa a tomar forma. Para a FADISMA, diante de sua missão de “Educar Sempre”, receber seus alunos, professores e demais colaboradores presencialmente é um movimento que representa uma injeção de ânimo e esperança por dias melhores. Seguimos em frente, mas sem esquecer: calma, método e comunicação. 

Unidade de Comunicação

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.
    Política de Privacidade