RETOMADA PRESENCIAL: CLIQUE AQUI E CONFIRA TODOS OS DETALHES

Parceria SAJ e CEMPRE reforça a prática profissional dos alunos do Curso de Direito da FADISMA.

O Núcleo de Prática Profissional e Empreendedorismo (NUPPE) da FADISMA conta com duas importantes iniciativas, o Centro de Mediação e Práticas Restaurativas (CEMPRE) e o Serviço de Assistência Jurídica (SAJ). Ambos proporcionam oportunidades de prática profissional aos alunos com abordagens diferentes, mas que se complementam.

Em decorrência da pandemia, o CEMPRE focou em capacitar os seus integrantes para atuarem de forma online. Feita essa capacitação, os professores-orientadores do Centro e do SAJ decidiram fazer uma apresentação para os alunos da Assisstência para relembrarem em que situações poderiam contar com o trabalho do CEMPRE de maneira complementar.

Assim, na semana passada, a professora e coordenadora do Centro, Isabel Cristina Martins, participou das aulas da disciplina de Estágio no SAJ, do Curso de Direito, como forma de apresentar o projeto para os alunos.

Já na última segunda-feira, dia 29/03, aconteceu a primeira mediação online realizada pelo CEMPRE de um caso encaminhado pelo SAJ. Foi realizada um Termo de Mediação que já foi encaminhado para a Assistência, que concluirá os encaminhamentos jurídicos.

A cooperação entre o CEMPRE e o SAJ permite que os discentes atuantes na Assistência encaminhem para o Centro casos em que há a possibilidade de facilitação do diálogo entre as partes e composição de um acordo, ou seja, onde existe espaço para a mediação.

“SAJ e CEMPRE são dois eixos do NUPPE que juntos e de forma complementar podem oferecer um serviço qualificado e de extrema importância à comunidade, em especial neste momento sensível que estamos passando, em que os conflitos afloram com mais frequência”, comentou a docente Isabel.

O SAJ

O Serviço de Assistência Jurídica da FADISMA proporciona atendimento jurídico gratuito à população carente. Ao mesmo tempo, o SAJ oferece aos alunos do Curso de Direito da Instituição a oportunidade de atuar em casos reais, adquirindo experiência prática antes de terminar a graduação, sempre com o auxílio dos professores-orientadores que acompanham de perto o trabalho dos alunos.

O CEMPRE

O Centro de Mediação e Práticas Restaurativas da FADISMA tem como finalidade proporcionar aos acadêmicos e egressos da Instituição a oportunidade de aplicar, na prática, o conhecimento teórico apresentado nas disciplinas de Prática de Negociação, Mediação e Arbitragem e Justiça Restaurativa, auxiliando pessoas da comunidade que buscam solucionar seus conflitos de formas menos conflituosas extrajudicialmente.

A prática profissional é algo de extrema importância para a Instituição. Parcerias como essas são importantes para ampliar as possibilidades dos alunos ainda dentro da graduação, formando profissionais mais preparados para enfrentar os diversos desafios impostos pelo mercado de trabalho.

Parabéns ao CEMPRE e ao SAJ pela iniciativa!

Confira abaixo alguns registros desses encontros:

Unidade de Comunicação

comunicacao@fadisma.com.br

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Política de Privacidade