RETOMADA PRESENCIAL:CLIQUE AQUI E CONFIRA TODOS OS DETALHES

Chega ao fim a 8ª edição Curso Internacional de Curta Duração da FADISMA

Categorias:
Direito
,
Direito Internacional
,
Graduação
,
NEDI
,

Formação aconteceu em parceria com a Universidade Bernardo O’Higgins, de Santiago (Chile)

Encerrou-se na última quinta-feira, dia 17, o Curso Internacional de Curta Duração em parceria com a universidade chilena Bernardo O’Higgins (UBO), com quem a FADISMA realiza o curso há oito anos. Essa edição do intercâmbio, organizado pelo Núcleo de Estudos de Direito Internacional, o NEDI, abordou o tema “Compliance e Integridade Corporativa”. Três alunos da UBO passaram 10 dias estudando com os alunos e professores da FADISMA e vivendo o dia-a-dia santa-mariense. Em julho, quatro alunos da FADISMA foram para Santiago do Chile, na primeira etapa do Curso.

Os discentes chilenos ficaram muito felizes com a recepção dos colegas de classe e dos docentes da instituição, que os receberam com muito carinho, e contaram sobre suas experiências no Brasil.

Matias Nícolas, que já tem uma graduação em Ciências Contábeis, aliou o conhecimento da sua formação já completa com o estudo do Direito em compliance, dando foco às questões tributárias do tema. Para ele, as legislações anticorrupção no Brasil tem uma dimensão completamente diferente das do Chile, tendo em vista a diferença de tamanho entre os países.

Joel Martínez integra as Forças Armadas do Chile, está no quarto ano do Curso de Direito e se interessou em pesquisar os diferentes aspectos do direito administrativo brasileiro e chileno através do estudo de direito comparado e a partir dos conteúdos de compliance trabalhados durante o Curso.

Por último, a estudante Kritzya Ortiz, que também estuda questões de compliance no Chile, apontou a atenção e o cuidado que havia nas aulas para que pudessem acompanhar o conteúdo sendo ministrado em uma língua estrangeira para eles.

Para a coordenadora do NEDI e docente da FADISMA, Cristiane Pauli, o evento teve um saldo muito positivo para a instituição e os alunos. O interesse do corpo discente chamou a atenção da professora, pois as 20 vagas ofertadas para os módulos de conteúdos que abordaram uma visão comparada entre as legislações brasileira e chilena se mostraram insuficientes para o número de alunos interessados.

Todos os intercambistas, incluindo os brasileiros que viajaram até o Chile em julho, terão de escrever um artigo com a temática desenvolvida no Curso, que serão publicados em um livro com lançamento previsto para o ano que vem.

Os Cursos Internacionais de Curta Duração acontecem todos os anos, em diversas edições. Fique atento aos editais e à seção de notícias da FADISMA para saber sobre novas oportunidades de intercâmbio.

 

Unidade de Comunicação

comunicacao@fadisma.com.br

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Política de Privacidade