RETOMADA PRESENCIAL: CLIQUE AQUI E CONFIRA TODOS OS DETALHES

Disciplinas MBA em Cooperativismo

Módulo COOPERATIVISMO - 90h Indicador conteúdo aberto ou fechado
Cooperativismo - Pensamento, Origens, Modelos e Princípios - 15h Indicador conteúdo aberto ou fechado
Compreenda, nesta disciplina, a economia solidária: um modo de produção e distribuição. Trataremos sobre a visão brasileira do modelo de cooperativa integral e os desafios à igualdade nas cooperativas autogestionárias. Estudaremos, também, sobre a Cultura da Cooperação.
Gestão e Inovação em Cooperativas - 20h Indicador conteúdo aberto ou fechado
Nesta disciplina, vamos falar sobre gestão de cooperativas a partir de uma contextualização do cooperativismo. Vamos entender o modelo de Gestão das Cooperativas e obstáculos à participação democrática. Decisões sobre o mix de produtos, promoção e ponto de venda e serviços nas cooperativas estão entre os tópicos trabalhados, além do planejamento, sistemas de informações e organização da estrutura nas cooperativas. Perspectivas para Gestão de Cooperativas em tempos de Open Banking também serão trabalhados.
Direito Cooperativo - 15h Indicador conteúdo aberto ou fechado
Trataremos sobre o Direito no universo cooperativo, passando por temas como adesão livre e voluntária. Impostos e contribuições federais sobre ativos cooperativos estão entre os tópicos abordados. Adequado tratamento do ato cooperativo e tratamento tributário para o ato não cooperativo. Aplicação financeira das cooperativas de crédito.
Agronegócio em Cooperativas - 10h Indicador conteúdo aberto ou fechado
Aqui estudaremos o Agronegócio, conceitos e dimensões, gestão, inovação e sustentabilidade. Trataremos também sobre Direito agrário, o imóvel rural, contratos agrários, crédito rural e empresa agrária.
Concessão e Ciclo do Crédito em Cooperativas - 10h Indicador conteúdo aberto ou fechado
Nessa disciplina, dentre outros assuntos, será tratada a análise de crédito, perpassando pelo ato e decisão de crédito, com definição de responsabilidades, processo decisional, compromissos, segurança e documentação das operações, bem como o caráter, capacidade, condições, capital, dentro da sua consistência e relevância. Também será tratada a análise econômico-financeira: uma parte da análise de crédito. Por fim, será abordada a mensuração de riscos de crédito.
Captação de Recursos Financeiros em Cooperativas - 10h Indicador conteúdo aberto ou fechado
Tema de extrema relevância na atualidade, a disciplina abordará a indústria de serviços financeiros, com os respectivos intermediários financeiros, quais serviços oferecidos, a regulamentação governamental. Aprofundará os riscos de intermediação financeira: de mercado, de variação de taxa de juros, de crédito, de liquidez, de insolvência, bem como a expansão de produtos e diversificação geográfica.
Custos em Cooperativas - 10h Indicador conteúdo aberto ou fechado
Nesta disciplina serão abordadas a classificação dos custos (quanto à tomada de decisão; quanto à forma de apropriação - identificação; quanto ao comportamento ou grau de variação), os sistemas de custeio (sistema de acumulação por processo ou contínuo), sistema de acumulação por ordem ou serviço (encomenda), sistemas de custos conjuntos produtos e subprodutos. Também será aprofundada a apuração de custos para controle e gestão (custeio total - integral), a apuração do custo total, bem como a análise custo, volume e lucro (margem de contribuição; razão de contribuição; ponto de equilíbrio; margem de segurança).
Módulo LIDERANÇA - 90h Indicador conteúdo aberto ou fechado
Liderança, Motivação e Gestão de Propósitos em Cooperativas - 15h Indicador conteúdo aberto ou fechado
Nesta disciplina vamos estudar sobre Liderança, poder e gerenciamento, comunicação, clima organizacional, desenvolvimento das equipes, gestão de propósitos, gestão de conflitos e negociação nas equipes.
Governança em Cooperativas - 10h Indicador conteúdo aberto ou fechado
Estudaremos a respeito do histórico da Governança Corporativa, responsabilidade social, legislação relevante e estrutura de Governança. Nas aulas, trataremos sobre A Lei Sarbanes, Oxley, gestão de riscos, boas práticas de Governança e integração da Governança com a Governança de Tecnologia da Informação.
Estratégia Competitiva em Cooperativas e ESG - 15h Indicador conteúdo aberto ou fechado
Iremos estudar nesta disciplina a sustentabilidade frente ao Ambiente Competitivo, a estrutura da indústria e as Cinco Forças de Porter. Também abordaremos as estratégias competitivas genéricas, visão estratégica baseada em recursos sustentáveis, dimensões da estratégia competitiva e grupos estratégicos. Sustentabilidade nas cooperativas e aplicação da estratégia competitiva no cenário regional em pequenas e médias empresas também serão estudados, além do posicionamento estratégico das cooperativas de crédito analisando a arena das instituições financeiras do Brasil.
Soft Skills no Cooperativismo - 15h Indicador conteúdo aberto ou fechado
Cada vez mais essencial no mercado de trabalho habilidades interpessoais e comportamentais, essa disciplina desenvolverá competências subjetivas dos profissionais, como a importância da comunicação de marketing em serviços, o composto de comunicação de marketing, planejamento da comunicação interna em marketing de serviços, bem como a biologia da mente, as diferenças entre natureza, cultura e diversidade humana e aprendizagem, pensamento, linguagem e inteligência. Também abordará as questões que nos movem no dia- a-dia. Por fim, tratará sobre emoção, estresse, saúde, psicologia social e personalidade.
Equipes de Alta Performance - 20h Indicador conteúdo aberto ou fechado
Saber gerenciar um time de pessoas é um dos principais desafios de um líder. Nessa disciplina, iremos mostrar que para criar equipes de alta performance é preciso desenvolver habilidades de comunicação, empatia e colocar as pessoas certas nos lugares certos. Além disso, iremos ver técnicas de gestão de tempo, de equipes e de pessoas.
Marketing e Endomarketing de Relacionamento em Cooperativas - 15h Indicador conteúdo aberto ou fechado
No âmbito do Marketing, vamos tratar sobre a evolução das orientações do marketing, as diferenças entre o marketing tradicional e o marketing de relacionamento e satisfação dos consumidores. Estudaremos, ainda sobre fidelidade dos clientes, medidas de fidelidade e aplicabilidade do marketing de relacionamento. Como implementar o marketing de relacionamento e o marketing de relacionamento utilizado em Cooperativas de Crédito também serão temas desenvolvidos nesta disciplina.
Módulo INTEGRIDADE - 90h Indicador conteúdo aberto ou fechado
Compliance nas Cooperativas - 20h Indicador conteúdo aberto ou fechado
Em razão das necessidades modernas do mercado cooperativo, em especial a necessidade de programas de compliance ou integridade, a disciplina aprofundará os elementos essenciais para implementação de um programa de integridade, bem como a importância de um programa de compliance efetivo, demonstrando suas vantagens. Além disso, a disciplina demonstrará a necessidade de apoio da alta direção para implementação da cultura de compliance, com o envolvimento dos steakholders, ocorrendo a implementação da cultura por todos colaboradores. Também discorrerá sobre programas de compliance e políticas corporativas (econômicas, sociais, ambientais, anticorrupção, trabalhista, consumerista, de gênero e de proteção de dados).
Normas Anticorrupção no Brasil e no Mundo - 20h Indicador conteúdo aberto ou fechado
A disciplina abordará as principais questões normativas envolvendo compliance e programas de integridade, partindo especialmente do plano internacional, através de convenções e leis internacionais, adentrando nas leis e decretos nacionais e estaduais vigentes no Brasil.
Código de Conduta e Ética e Políticas de Integridade - 10h Indicador conteúdo aberto ou fechado
Trataremos sobre o planejamento de padrões de conduta, elaboração de códigos de ética, bem como sobre políticas e procedimentos de integridade corporativa, considerados como um dos pilares do compliance, através do estudo de fontes e tópicos indispensáveis, além peculiaridades de cada negócio, sanções, aplicação e divulgação.
Due Dilligence e Investigações Internas em Cooperativas - 10h Indicador conteúdo aberto ou fechado
Esta disciplina abordará a importância da realização de diligências apropriados (due diligence) em caso de contratação e supervisão de terceiros. Também desenvolverá a importância da transparência e regras de accountability dentro de cooperativas, com realização de investigações internas, quando necessário, com todas etapas essenciais até a elaboração de relatorias e demonstrações financeiras da pessoa jurídica.
Indicadores para Avaliação do Programa de Compliance - 15h Indicador conteúdo aberto ou fechado
Dentre outros temas, a disciplina debaterá sobre fake compliance, indicadores de qualidade para programas de compliance, sendo realizada a análise dos indicadores por cada pilar do programa de integridade, através do estudo do programa pró-ética, bem como das portarias da Controladoria-Geral da União.
Matriciamento de Riscos em Cooperativas - 15h Indicador conteúdo aberto ou fechado
A disciplina irá desenvolver temas referentes ao mapeamento de processos internos, quais metodologias e técnicas destinadas à mensuração de riscos internos, os indicadores de gestão, bem como o nível de maturidade dos riscos, com análises periódicas de riscos para realização de adaptações necessárias.
Módulo TEMAS EMERGENTES E PRÁTICOS - 90h Indicador conteúdo aberto ou fechado
Satisfação e Participação dos Associados - 20h Indicador conteúdo aberto ou fechado
Um dos principais desafios das Cooperativas é em relação a participação de seus associados. Nesse disciplina iremos ver como a participação esta conectada com os valores e principios cooperativos, assim como a educação cooperativista. Por fim, iremos analisar como mensurar a satisfação dos associados e ver como isso se aplica aos diferentes tipos de cooperativas.
Transformação Digital em Cooperativas, Inteligência Artificial e LGPD - 20h Indicador conteúdo aberto ou fechado
A transformação digital esta ocorrendo em todos os setores, inclusive no setor cooperativista, e com isso diversos processos e habitos também irão sofrer transformações. As adaptações tecnológicas são necessárias para enfrentar as demandas do cenário atual e gerar mais valor aos associados. Entre as novas tecnologias, a Inteligência Artificial auxilia a automatizar processos e até fidelizar cooperados. Entretanto, a mudança para o digital deve ser feita com cuidado, já que os dados dos associados, cooperados e demais pessoas envolvidas no processo precisam ser tratados com a mesma segurança que os dados físicos, e assim respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados.
Uso adequado das Redes Sociais e Segurança Digital - 15h Indicador conteúdo aberto ou fechado
Verificar a responsabilidade dos provedores, usuários e empresas. Examinar os impactos na empresa da utilização de redes sociais. Analisar como se realiza uma política de redes sociais, quais melhores práticas. Correlacionar e distinguir posicionamento institucional e pessoal. Apresentar como se realiza o monitoramento de contas corporativas.
Diversidade e Inclusão - 15h Indicador conteúdo aberto ou fechado
O objetivo geral da disciplina é capacitar os alunos a entender e discutir os principais assuntos relacionados ao processo de formação da sociedade brasileira, percebendo seus desdobramentos históricos e atuais. Estudar o Brasil enquanto pluralidade cultural, considerando as origens étnico-raciais que compuseram seu povo, enfocando dois grupos, indígenas e afro-brasileiros. A fim de resgatar suas múltiplas participações no processo histórico brasileiro, serão abordadas tanto as origens pré-coloniais, como a presença ao longo da consolidação do país, resgatando suas contribuições nas áreas social, econômica, cultural e política. Desenvolver a capacidade de compreensão da realidade dos discentes, percebendo as particularidades resultantes do nosso processo de formação como nação. Reconhecer e respeitar as diferenças, promovendo uma sociedade plural e democrática, fundamentada na defesa e aplicação dos Direitos Humanos. Dessa forma, esta disciplina tem como foco primordial fazer com que o estudante aprenda a ser, contribuindo, assim, predominantemente, para uma formação humanística pluralista, vocacionada à busca pela justiça, pelos valores democráticos, pelo respeito às diferenças culturais, pela aceitação da diversidade e dos direitos humanos, em qualquer esfera e acima de tudo e uma formação de um profissional-cidadão ético, com responsabilidade social e profissional e com capacidade de conjugar sua atuação com as necessidades locais e regionais, como um construtor – e não operador – do Direito, apto a contribuir para o desenvolvimento político, econômico e social contemporâneos, por meio de uma atuação efetivamente transformadora.
Cases de Sucesso no Cooperativismo - 20h Indicador conteúdo aberto ou fechado
A presente disciplina busca tratar aspectos práticos para as cooperativas, tratando sobre o Selo Pró-Ética, o Cadastro Agrointegro, o Selo Mais Integridade do Ministério da Agricultura, o Programa Empresa Pró-Ética de iniciativa da Controladoria Geral da União, bem como os princípais cases de sucesso do Brasil.
Módulo SEMINÁRIOS APLICADOS - 12h Indicador conteúdo aberto ou fechado
Durante o curso serão realizados seminários virtuais sobre temas referentes aos módulos ofertados, tais como cooperativismo, liderança e integridade, com foco no aprofundamento de temáticas emergentes, sem perder de vista a atuação prática e profissional.
Módulo MONOGRAFIA (Opcional)Indicador conteúdo aberto ou fechado
Orientações para Trabalho de Conclusão Indicador conteúdo aberto ou fechado
Em caso do aluno optar pela realização deste módulo, sem custos adicionais, serão oferecidas orientações específicas, realizadas por professor do quadro docente da FADISMA para trabalho de conclusão de curso.
DISCIPLINAS COMPLEMENTARES Indicador conteúdo aberto ou fechado

As disciplinas complementares são oferecidas de forma adicional para aqueles alunos que queiram aprofundar o seu conhecimentos em temas específicos, além da matriz curricular do nosso MBA. Em caso de interesse pela realização de uma ou mais disciplinas, haverá acréscimo de valor por disciplina solicitada.

Relações Governamentais Pró-Cooperativismo no Brasil - 15h
Desenvolvimento Regional e Cooperativismo - 15h
Intercooperação - 15h
Escolas do Pensamento Econômico x Modelo Cooperativista - 15h
Ascensão e Potência Feminina - 15h
Gestão e Mediação de Conflitos - 15h
Elaboração e Gestão de Projetos - 15h
Treinamentos Periódicos e Monitoramento Contínuo - 15h
Implantação e Gestão de Comitês de Integridade - 15h
Gestor de Compliance e suas Principais Atividades - 15h
Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.
    Política de Privacidade