FADISMA - Notícias - Falou em produção científica, pensou na FADISMA

Fadisma - Faculdade de Direito de Santa Maria

Notícias

Central de Notícias

Falou em produção científica, pensou na FADISMA

Falou em produção científica, pensou na FADISMA

  • Destaque, Produção Científica

Exemplo é a professora Janaína Soares Schorr, do Curso de Direito

A docente, que ministra as disciplinas de Direito Empresarial e Logica Jurídica, acessou a Comunicação Institucional cheia de novidades acerca de suas produções. A professora Janaína teve, recentemente, dois artigos públicos em periódicos.

Um deles levou o título de "O Federalismo brasileiro lido por meio do Garantismo Jurídico", escrito em coautoria com o Prof. Dr. Alfredo Copetti Neto. Janaína relata que ele foi publicado na Revista do Mestrado em Direito da Universidade Católica de Brasília (RVMD, Brasília, V. 10, nº1, p. 354-377, Jan-Jun, 2016).

Os interessados na leitura podem conferir pelo link para acesso.

Ela revela que esse ensaio “busca discutir a respeito de uma correlação existente entre a forma de Estado Federal e o modelo jurídico garantista visto como Estado Constitucional de Direito. Para tanto, parte-se do estudo da Revolução Americana e do surgimento do Federalismo, para, após, analisar o garantismo, a partir da concepção de Luigi Ferrajoli. Ao final vislumbra-se compreender se o modelo de Estado Federal existente em nosso país tem potencialidade para cumprir com os pressupostos de limitação e vinculação constitucionais erigidos pelo modelo jurídico garantista”.

Também protagonizou um periódico o artigo "A cultura democrática em tempos sombrios",  também escrito em coautoria com o Prof. Dr. Alfredo Copetti Neto. Esse, por sua vez, foi publicado na Revista de Estudos Jurídicos e Sociais (5ª edição, n° 5, nov./2016, Cascavel, PR).

“O objetivo principal desse artigo é considerar como a cultura democrática pode se caracterizar como um dos pilares de construção de uma sociedade efetivamente mais igual. Inicia com o estudo a respeito da cultura e a sua vinculação em relação à sociedade em que está inserida. Após, analisa a cultura democrática e o modo como a combinação entre a liberdade dos indivíduos e a coletividade pode auxiliar na construção de um mundo que seja mais democrático, e, por consequência, mais justo e igual”, explica a docente.

E sua produção recente não para por aí. Ela também garantiu inserção em livros. O estudo intitulado "Qualificação do estado democrático de direito pelo modelo jurídico garantista", escrito em coautoria com o Prof. Dr. Alfredo Copetti Neto, como resultado dos debates do Congreso Internacional del Conocimiento, ocorrido no Chile em outubro de 2015, foi publicado no livro Direitos humanos, justiça e multiculturalismo (organizadores: Gilmar Antonio Bedin, Graciela Beatriz Rodríguez, Alejandro Rosillo Martínez, Santa Cruz do Sul: Essere nel Mondo, 2016).

Essa produção possui um link para download gratuito. Vale conferir!

Outro estudo da docente, "A consagração do direito humano à diferença", é um artigo originalmente premiado como Trabalho Destaque no II Seminário Internacional de Direitos Humanos e Democracia: Pensando a América Latina, ocorrido de 29 a 31 de outubro de 2014, e publicado no livro Cidadania, justiça e controle social (organizador: Gilmar Antonio Bedin, Santa Cruz do Sul: Essere nel Mondo, 2016).

A obra também possui um link gratuito para conferência e representa uma excelente dica!

Com esses e tantos outros investimentos intelectuais e de investigação da professora, nos resta os cumprimentos e a recomendação: leiam! Vai valer a pena!

 

Mais - As produções também estão disponíveis em pdf nos lins abaixo da matéria.

Coordenação de Comunicação

comunicacao@fadisma.com.br

Notícias Recentes

Categorias

Arquivo

VOLTAR
© 2015. FADISMA. Todos os direitos reservados. beagle ship criacao sites