FADISMA sedia Audiência Pública do CETRAN

Primeiro turno das atividades previstas para a data contou com presença de diversas autoridades

do município e do Rio Grande do Sul

Durante a manhã dessa quarta-feira (20), a FADISMA teve a honra de receber a Audiência Pública realizada pelo Conselho Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul destinada à região central do estado. A atividade faz parte de uma programação nacional proposta pela lei federal 13.614/18, de autoria do ex-deputado gaúcho, Beto Albuquerque, que instituiu o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), cuja meta é reduzir em pelo menos à metade, em 10 anos, o índice de mortes no trânsito em relação a 2018.

O evento contou com a presença do Prefeito Jorge Pozzobom; do Presidente do CETRAN/RS, Luiz Noé de Souza Soares; do Diretor Geral da FADISMA, Prof. Eduardo de Assis Brasil Rocha; do Assessor da presidência do Departamento Estadual de Trânsito, Gelson Luiz Guarda; do Superintendente da PRF, João Francisco de Oliveira; do chefe do Comando Regional da Brigada Militar, Tenente Coronel Marcelo Carpes; do Presidente do Instituto Zero Acidente, Vilnei  Cechin e do ex-deputado proponente da lei que instituiu o Plano Nacional de Redução de Mortes  e Lesões no Trânsito, Beto Alburque.

Representantes de diferentes instituições ligadas ao trânsito no Rio Grande do Sul estiveram presentes

 

Durante a Audiência foram apresentados dados relativos ao trânsito em nosso estado, para posterior discussão e proposição de ações e soluções para o elevado número de acidentes, de acordo com a proposta do Pnatrans.

O Diretor Geral da FADISMA, prof. Eduardo Rocha, reforçou a alegria de receber evento de tal importância em nossa Instituição.

"Se é uma honra para Santa Maria ser uma das cidades eleitas pelo CETRAN do Estado do Rio Grande do Sul para receber essa Audiência Pública, é um privilégio para a FADISMA, em função da produção científica do nosso Núcleo de Segurança Cidadã, não só receber esse evento, mas também estar comprometida, por todas suas atividades no ensino, na pesquisa e na extensão, com a educação no trânsito e, sobretudo, pelo seu compromisso institucional com a vida."

Assessor da presidência do DETRAN/RS, Gelson Luiz Guarda; Presidente do CETRAN/RS, Luiz Noé; Prefeito Jorge Pozzobom e Diretor Geral da FADISMA, prof. Eduardo Rocha

 

Ao final, fica o agradecimento do Presidente do CETRAN/RS, Luiz Noé de Souza Soares.

"Estamos em Santa Maria por se tratar de um dos polos de nosso estado. Na FADISMA, porque é uma das únicas faculdades onde se encontra uma pesquisa relacionada ao trânsito, preocupação dos professores e direção. Trânsito não é só pra quem tem carro, quem dirige. Trânsito é mobilidade, deslocamento na sociedade e a FADISMA é pioneira em se preocupar e pesquisar tal temática. É por isso que escolhemos a Instituição para sediar nossa Audiência Pública. Fica o agradecimento ao professor Eduardo Rocha e ao Núcleo de Segurança Cidadã por enfatizar em seu trabalho um tema tão importante para a sociedade."

Vale lembrar que à noite, com início marcado para 19h, ocorre a segunda rodada da programação prevista para a quarta-feira, quando Núcleo de Segurança Cidadã (NUSEC) apresentará os resultados obtidos na pesquisa desenvolvida em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), fundação pública federal vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. A pesquisa é fruto do projeto Pensando o Direito: “modelo de funcionamento para o processo administrativo de trânsito", realizado pelo NUSEC.

Os dados serão apresentados pelos coordenadores do Grupo de Estudos e Intervenção sobre Segurança de Trânsito e Mobilidade Urbana do NUSEC, professores Daniel Scremin e Eduardo Pazinato. A mediação será feita pela Coordenadora de Monografia, Pesquisa e Extensão, Prof.ª Nathalie Kuczura. Na ocasião, será lançada uma síntese dos principais "achados" da pesquisa, cujo relatório restará publicado em livro digital ainda neste semestre, bem como feita a certificação dos discentes da instituição envolvidos na pesquisa.

Professor Daniel Scremin; Assessor da Presidência do Detran/RS, Gelson Luiz Guarda; Diretor Geral, prof. Eduardo Rocha; e coordenador do NUSEC, prof. Eduardo Pazinato

 

A atividade marcada para a noite também contará, em um segundo momento, com apresentações sobre os desafios e obstáculos para a construção de um trânsito seguro, assim como de boas práticas de gestão na área, por parte do CETRAN/RS e representantes convidados do DETRAN/RS, da Polícia Rodoviária Federal, do Comando Rodoviário da Brigada Militar, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Santa Maria e da Empresaria Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre.

 

Unidade de Comunicação

[email protected]

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade