FADISMA fecha com êxito 12ª Semana Acadêmica e 4º Congresso Internacional de Direito

Categorias:
Direito
,
FADISMA Informa
,

E mais: Realiza com sucesso a IV Reunião Anual da Rede Latino-americana de Faculdades e Escolas de Direito

A última semana foi intensa. Os dias 10, 11 e 12 de junho ficarão para sempre marcados na nossa história. Sabendo que os eventos científicos são fonte essencial na busca e apreensão de novos conhecimentos, a Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA) busca com eles, especialmente os tradicionais em seu calendário, atender a finalidade de reunir estudantes e profissionais em torno do aprendizado, da colaboração e do valor à informação.

Um exemplo foi justamente o FADISMA EntreMentes, a nossa tradicional Semana Acadêmica do Curso de Direito da Faculdade que, neste ano, celebrou seus 12 anos e, como nas suas últimas edições, agregou o Congresso Internacional de Direito, na sua 4ª edição.

Entre os pontos altos do evento, a FADISMA se despediu da gestão da Rede Latino-americana de Faculdades e Escolas de Direito, entregando a mesma à Universidade Andina de Cusco, Peru (UAC), com a realização, concomitantemente, da IV Reunião Anual da organização.

Estiveram presentes, seja na jornada acadêmica de apresentações de trabalho ou na reunião da Rede, uma série de Instituições. Entre elas: Faculdade INEDI/Cesuca – Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha, Rio Grande do Sul, Brasil; Curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil; Curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil; Curso de Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus Santiago; Faculdade São Francisco de Barreiras, Bahia, Brasil; Faculdade Tereza de Ávila de Paraná, Entre Ríos, da Pontifícia Universidade Católica da Argentina; Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Gastón Dachary, de Posadas, Argentina; Faculdade de Direito e Ciência Política da Universidade Andina de Cusco, Peru; Faculdade de Direito e Comunicação Social da Universidade Bernardo O’Higgins, de Santiago do Chile e; Faculdade de Direito, da Universidade de Cantabria, Espanha.

Com a Faculdade São Francisco de Barreiras, com a Universidade Católica de Pelotas e com a Faculdade de Direito, da Universidade de Cantabria, Espanha e; ainda, com o Instituto de Assuntos Públicos da Universidade do Chile, através do seu Centro de Estudos em Segurança Cidadã, a FADISMA assinou convênios de mútua cooperação, o que imprimirá uma ampliação no leque de oportunidades discentes.

Produção Científica:

Além de cerca de 130 trabalhos acadêmicos apresentados e da reunião de renomados profissionais e pesquisadores nas mais diversas mesas, o evento promoveu, também, a iniciação científica. Dois Núcleos protagonizaram a missão na abertura do evento. Foram eles: Núcleo de Segurança Cidadã e Núcleo de Estudos em Webcidadania, com as obras listadas abaixo.

Mirante: Rede Universitária de Redes Sociais – A sociedade do século XXI está, ou, melhor, é conectada. A FADISMA, mantendo-se atualizada, acompanha essa realidade. A relação e a potencial ligação do Direito e Ciências Contábeis com a tecnologia e com as mais diversas searas de atuação colocam as variadas opções de carreira nesses segmentos como um universo cada vez mais atraente, que permite hoje, aos futuros operadores das referidas searas, analisar e discutir casos em redes sociais virtuais, conhecendo e reconhecendo seus instrumentos e seu potencial de solução em um patamar de visibilidade e fomentando a articulação, a mobilização e o bem comum. Fato é que imersos ao conceito de ciberdemocracia, colaboratividade e muito mais, testou-se e criou-se uma metodologia de ensino e espera-se desenvolver uma rede universitária de experiências sociais. E a obra fala disso e muito mais. Está disponível em: www.multideiaeditora.com.br/flip/miranteHTML/mirante_index.html

 

Três obras e um objetivo: Uma Segurança, efetivamente, mais cidadã. São elas: o Atlas da Municipalização da Segurança Pública do Rio Grande do Sul; o Caderno Temático: “Pela mão de Bagé”, com a experiência de pesquisa-ação do Observatório Municipal da Criminalidade e; por fim, a Cartilha Temática: Diretrizes do I Plano Municipal de Segurança Cidadã de Rio Grande. As duas primeiras já estão disponíveis, respectivamente, nos seguintes links:

 

Atlas: www.multideiaeditora.com.br/flip/atlasHTML/atlas_index.html.

 

Caderno Temático: www.multideiaeditora.com.br/flip/bageHTML/bage_index.html

 

A Segurança Pública desponta, no Brasil e no Estado do Rio Grande do Sul, como um dos mais importantes e urgentes temas da atualidade. Nos últimos anos, os indicadores disponíveis têm demonstrado uma forte tendência de aumento da violência, ao lado da banalização de uma série de crimes.

Em alguns estados brasileiros e particularmente em suas regiões metropolitanas, a violência já tem produzido alterações demográficas comparáveis àquelas conhecidas em nações em guerra. Com um trabalho inovador de pesquisa-ação, o NUSEC vem tentando transformar realidades. De dados, verdades e ação. E parte disso é retratado nas obras acima.

 

Mais – Veja a cobertura fotográfica do evento nos links abaixo, em álbuns disponíveis na nossa Fanpage:

Álbum 01

Álbum 02

 

Coordenação de Comunicação

[email protected]

 

 

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade