FADISMA - Notícias - FADISMA adere ao Setembro Amarelo

Fadisma - Faculdade de Direito de Santa Maria

Notícias

Central de Notícias

FADISMA adere ao Setembro Amarelo

FADISMA adere ao Setembro Amarelo

  • Institucional, A cara da FADISMA

Campanha nacional é encabeçada pelo Centro de Valorização da Vida

Desde 2011, o mês de setembro foi escolhido nacionalmente como o mês de campanha pela conscientização contra o suicídio, o Setembro Amarelo, proposto pelo Centro de Valorização da Vida (CVV).

Fundado em São Paulo em 1962, o CVV é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. A instituição realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, pelo telefone 188, através do site www.cvv.org.br, por  e-mail e chat 24 horas, todos os dias. Os atendimentos são realizados por cerca de 2.500 voluntários em todos estados do país mais o Distrito Federal ou pessoalmente nos 90 postos de atendimento.

É tradição do CVV organizar um simpósio internacional durante o mês de setembro de cada ano, para discutir as melhores práticas e reduzir os índices de suicídio. Os eventos são gratuitos e abertos ao público. O simpósio do CVV já rodou por diversas grandes cidades do Brasil, como São Paulo, Florianópolis e Rio de Janeiro. Nesse ano, o simpósio ocorrerá em Fortaleza, capital do Ceará.

Na mesma lógica do Outubro Rosa e Novembro Azul, o objetivo do Setembro Amarelo é chamar a atenção das pessoas à problemática do suicídio e estimular a conversa sobre o tema. Hoje fala-se sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), câncer e outras questões sensíveis. Essa abertura das pessoas ao assunto foi essencial à redução dos índices de mortalidade por AIDS, câncer de mama e próstata, por exemplo. Esse é um dos objetivos do CVV: ver famílias tratando do assunto com naturalidade, instituições de ensino levantando o debate, colegas de trabalho oferecendo apoio ao identificar alguém que esteja precisando de apoio emocional.

Nesse mote, a FADISMA aderiu a causa, iluminando a fachada em amarelo e reforçando aos alunos que sempre está aberta ao diálogo através da Coordenação de Ingresso e Permanência – criada recentemente pensando no bem-estar e na felicidade do aluno, para que percorra um caminho saudável durante sua graduação – e das Coordenações de Cursos.

A partir de amanhã, estará disposto, ainda, no hall da instituição um mural para que se compartilhem mensagens anônimas de apoio. A ideia é disseminar amor, motivação e solidariedade. Também poderão ser retiradas no hall, gratuitamente, as fitas amarelas para uso pessoal.

Vamos estampar no peito o apoio à causa e, sobretudo, prestar atenção no outro?

 

Unidade de Comunicação

comunicacao@fadisma.com.br

Notícias Recentes

Categorias

Arquivo

VOLTAR
© 2015. FADISMA. Todos os direitos reservados. beagle ship criacao sites