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FADISMA 3.0 dá seus primeiros passos

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Faculdade aposta em novo processo de ingresso e centra esforços no futuro do aluno

Um dos grandes desafios da educação moderna é entregar mais do que o ensino teórico e do estímulo à prática – esses são pilares básicos e essenciais, o mínimo que se espera em uma Instituição de Ensino, seja ele superior ou básico. O desafio agora é preparar para a vida, suprir carências e potencializar qualidades dos estudantes, para que se sintam preparados para o mercado de trabalho na profissão escolhida.

Outro fator importante a ser considerado pelas Instituições de Ensino Superior atualmente é a permanência dos ingressantes. No Brasil, estima-se que menos da metade dos calouros conclua a faculdade – na rede privada, esse número chega a quase 40%, de acordo com o Mapa do Ensino Superior no Brasil produzido pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp). Segundo o mesmo estudo, o número de evasões no primeiro ano de curso chega a 25%, um quarto dos recém matriculados.

Considerado esse cenário, a preocupação com o bem-estar do aluno e sua felicidade, sobretudo, além do seu desempenho acadêmico e formação profissional, tende a se tornar cada vez mais importante. Se faz imprescindível o acompanhamento dos estudantes além das questões vinculadas à sala de aula. Questionamentos como “por que abandonam? O que os motiva? O currículo ofertado supre os interesses dos alunos? Que tipo de aula rende mais?” devem ser feitos, periodicamente, para constante atualização de métodos e postura da faculdade para com a sua razão de existir, a educação que, por sua vez, acomete muito mais que ensino.

No exterior não faltam exemplos de universidades e faculdades que desenvolvem trabalhos de tutoria dos alunos ao longo da graduação e diferentes metodologias de ingresso. No Canadá, Finlândia e Reino Unido, por exemplo, o processo de admissão é muito mais extenso do que apenas uma prova de suficiência como o vestibular, contando com entrevistas e apresentação de portfólio, como uma entrevista de emprego. Esses países também levam em consideração o histórico de interesses dos alunos no ensino básico para instruí-los no ensino superior.

Em 2018, com o objetivo de evoluir em seu processo de acompanhamento dos estudantes, a FADISMA passou a caminhar com um olhar ainda mais apurado frente ao aluno. O projeto, com raiz na Comunicação Institucional e a partir da percepção docente e discente em seus Núcleos de Estudos, nasceu de uma palpitação: “não basta – e não queremos – meramente selecionar. Queremos preparar”, revela Liana Merladete, Relações Públicas da IEs, profissional envolvida em todo planejamento inicial da ação institucional.

Com um escopo moderno de gestão da informação, o projeto agora representa uma nova coordenação, a de Ingresso e Permanência, gestionada pela socióloga Aline Kerber, que detém, entre seus principais valores de trabalho a co-criação.  Com suporte sinérgico das coordenações de cursos, Agência de Projetos e Relações com o Mercado, e uma equipe multidisciplinar, composta por mais cinco profissionais nas áreas de psicologia, sociologia e políticas públicas; a coordenadora tem a responsabilidade de fazer de dados, informação.

Somam conhecimento na Coordenação de Ingresso e Permanência: Ráisa Lammel – Socióloga e Assessora da Coordenação; Fernanda Lottermann – Psicóloga – Analista de Pesquisa I; Marcelo Campos – Analista de Políticas Públicas de Educação – Analista de Pesquisa I; Vyctória Dalenogare – Analista de Políticas Públicas de Educação – Analista de Pesquisa I; Andrea Oliveira da Silveira - Profa. Ciências Contábeis - Assistente de Pesquisa.

A implementação de uma nova metodologia, segundo Aline, leva tempo, mas já foi iniciada no atual processo de ingresso. No ato da inscrição, os candidatos preencheram um questionário socioeducacional, que municiou a nova Coordenação de dados. Feito o Vestibular e a divulgação do listão, realizada ontem, iniciou-se a segunda etapa do processo de ingresso, com uma entrevista presencial feita pela Coordenação de Ingresso e Permanência junto ao candidato aprovado, para compreender seus interesses e objetivos.

Psicóloga Fernanda Lotterman conduz entrevista com candidata aprovada no Vestibular

 

Feito esse primeiro contato e munida de dados, é missão da Coordenação de Ingresso e Permanência traçar junto ao aluno o seu Plano de Vida Acadêmico (PVA). A partir do PVA, que será revisto a cada semestre, o estudante terá elencado suas áreas de maior e menor interesse e metas a serem cumpridas por ele. Também fica a cargo da nova Coordenação o acompanhamento e suporte a esse aluno, através de sua equipe multidisciplinar, num processo de mentoria que se alonga até dois anos após a conclusão da graduação por parte do estudante.

Até agora, o feedback é positivo. O futuro estudante do curso de Direito, Gustavo Londero, primeiro matriculado para a turma de ingressantes 2018/2, passou pelo processo e acredita que a estratégia pode e deve ajudar a ele e seus novos colegas.

“Achei o processo incrível em todos os aspectos! Fui muito bem amparado e, principalmente, muito bem recebido presencialmente. O PVA será um sucesso naturalmente, pois é uma forma de auto avaliar as nossas prioridades, intenções, objetivos, medos e desafios. Como resultado, dá um upgrade no incentivo para iniciar a longa caminhada da graduação”, relata o já contador, que agora irá cursar Direito.

Equipe da Coordenação de Ingresso e Permanência com Gustavo Londero, futuro aluno da FADISMA

 

 

Para a Coordenadora de Ingresso e Permanência, Aline Kerber, trata-se de uma FADISMA 3.0, preocupada e ativa nessa trajetória de seus alunos.

“Queremos compreender o aluno como um todo: suas aspirações, potencialidades, dificuldades, para poder prestar todo o suporte necessário para uma graduação saudável e proveitosa, preparando esse estudante para o mundo lá fora, além do ensino técnico”, diz a socióloga.

As entrevistas com a equipe multidisciplinar começaram hoje e seguem até sexta-feira (15). Vale ressaltar que a confirmação da vaga ocorre também até a mesma data.

 

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