Em projeto do NEDI, grupo representa a FADISMA no Chile

Categorias:
NEDI
,

Desde o dia 13 de maio, o grupo formado pelos estudantes Pablo Petri, Juliana Felice e Marielle Flores Schimitt, além da egressa Andressa Irigaray, está em Santiago, no Chile, participando do Curso Internacional de Curta Duração na Universidade Bernardo O'Higgins. Eles representam a FADISMA no projeto desenvolvido em parceria entre as Instituições, sob coordenação do Núcleo de Direito Internacional. Nesse ano, a temática escolhida para o projeto foi “Direito Internacional dos Direitos Humanos: Migração e Interculturalidade”.

Após receberem a notícia da aprovação para o intercâmbio de curta duração, o grupo de alunos e egressa iniciou a preparação para a viagem. O trajeto incluia a ida até Porto Alegre, para embarque no avião que os levaria até o Chile.

"O trajeto foi tranquilo, nos organizamos para viajar juntos, os quatro. Em Porto Alegre, a Juliana pegou um vôo diferente, que partiu um tempinho depois, mas não dificultou nada, ela só chegou algumas horas depois de nós", relata a aluna Marielle Schimitt, do oitavo semestre do curso de Direito.

Na chegada em Santiago, o grupo de brasileiros foi recebido por um representante da UBO, que passou as informações básicas acerca de transporte público, refeições e sobre o curso em si.

"No primeiro dia fomos de metrô com um professor, que fez um tour conosco na faculdade, apresentando a UBO e nos trazendo um panorama geral sobre a educação no Chile", conta a aluna.

Andressa, Juliana, Marielle e Pablo estão em Santiago desde o dia 13/05

 

Um dos principais fatores relatado pelos alunos como um diferencial positivo da experiência é a convivência acadêmica dentro da universidade.

"A faculdade é muito organizada, conhecemos dois polos físicos dela, próximos um do outro. Um deles fica dentro de um parque público, com muita área verde e diversos prédios dos diferentes cursos. Lá temos à disposição toda a infraestrutura, que conta com cozinha, biblioteca, área de lazer e convivência, etc. É muito legal o convívio que isso proporciona aos estudantes, integrando todos numa rotina parecida", conta Andressa.

Outro ponto relatado pelos representantes da FADISMA foi a calosora recepção por parte dos alunos da O'Higgins.

"Ser inserido dentro de um costume diferente do nosso traz muitas novidades interessantes. O pessoal daqui é muito receptivo e atencioso, estão sempre conosco, na medida do possível, perguntando onde queremos ir, conhecer lugares novos, costumes culinários, preocupados se vamos nos perder no metrô (risos). Estamos sempre em contato com eles via WhatsApp e pessoalmente", relata Pablo, do décimo semestre.

Brasileiros e chilenos posam após aula ministrada na UBO

 

A certeza é de que um intercâmbio, indiferente do tempo de duração, traz experiências únicas para os viajantes.

"Nossa expectativa é de levar muito aprendizado daqui. Mesmo com algumas dificuldades de compreensão do espanhol, que é falado muito rapidamente pelos chilenos, a troca de culturas é muito enriquecedora. Está sendo incrível esse período aqui. E é claro que, além das aulas, esperamos ver neve nesses dias no Chile!", brinca Marielle.

A primeira fase do projeto, realizada na UBO, termina no próximo sábado (26). Ainda em 2018, um novo grupo realizará o caminho inverso: os chilenos é que virão à Santa Maria para programação na FADISMA, entre os dias 14 e 27 de outubro. As atividades terão como marco de encerramento a produção, pelos alunos, de um artigo científico relacionado ao tema do projeto coordenado pelo Núcleo de Direito Internacional da FADISMA.

 

Unidade de Comunicação

[email protected]

Imagem Formulário de Contato

Entre em contato

    Informa-se que a coleta e tratamento de dados pessoais pela Fadisma visa atender ao solicitado neste formulário, bem como para o envio de conteúdo institucional relativo aos serviços prestados por esta instituição, nos termos da nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE, a qual contém mais informações relevantes sobre o tema.

    Política de Privacidade